Crianças com atraso na fala: causas que exigem atenção!

Crianças com atraso na fala: causas que exigem atenção

 

As primeiras palavras de uma criança é algo sempre muito esperado pelos pais e familiares. Esse processo não possui uma regra, alguns bebês começam a falar mais cedo lá pelos 12 meses de idade, outros demoram um pouco mais.

 

É comum que os pais fiquem preocupados quando ocorre o atraso no desenvolvimento da fala, de fato, se a partir dos 3 anos a criança ainda não evoluir nesse sentido, é indicado procurar um pediatra para avaliar a situação.

 

Vários fatores podem influenciar nesse atraso, como por exemplo a forma de interação dos pais com a criança, mas alguns distúrbios, problemas e condições que exigem atenção profissional também podem estar relacionados.

 

Veja quais são:

 

Causas do atraso na fala que exigem atenção

 

Existem alguns motivos que podem estar relacionados ao atraso no desenvolvimento da fala. Conheça quais são os que exigem atenção dos pais e ajuda profissional:

 

Problema de audição

 

Para perceber se a criança possui alguma deficiência auditiva é preciso estar atento a alguns sinais. Entre esses sinais, o atraso no desenvolvimento da fala pode significar uma dificuldade na audição.

 

Além desse sinal, pode-se observar também se a criança costuma perder o interesse fácil nas atividades que faz, se ela pede para repetir o que foi dito com frequência, não atende aos chamados ou se escuta televisão em um volume muito alto.

 

Todos esses comportamentos podem indicar uma falha na audição da criança, que pode ser de nascimento por questões genéticas, derivada de lesões no ouvido interno ou até mesmo algumas doenças como a meningite e o sarampo.

 

Como tratar os problemas de audição em crianças?

Menina fazendo uso de aparelho auditivo

 

Para saber qual o tratamento correto é preciso um diagnóstico completo do problema, avaliando qual o grau da perda auditiva, que pode ser leve, moderado ou severo, além de descobrir qual é a causa do problema.

 

Após o diagnóstico, o médico especialista poderá indicar qual o melhor caminho de tratamento, quanto mais cedo for a descoberta aumenta as chances de que a perda auditiva infantil seja curada.

 

Em casos quando não é possível reverter a falha na audição, são utilizados recursos para melhorar a vida da criança. Como é o caso dos aparelhos auditivos, que hoje são modernos, confortáveis, pequenos e podem ser encontrados em qualquer loja de aparelho auditivo.

 

Apraxia da fala

 

A apraxia da fala trata-se de um distúrbio neurológico motor em que a criança não tem a habilidade de produzir e sequencializar os sons da fala.

 

Basicamente, ela sabe o que quer comunicar mas há uma falha no cérebro que não permite que isso seja verbalizado, pois não consegue planejar a sequência de movimentos e gestos motores necessários.

 

Como é feito o tratamento para apraxia da fala?

 

Primeiro é importante um diagnóstico correto, não é porque a criança está atrasada no desenvolvimento da fala que ela possui esse distúrbio.

 

Inclusive, esse distúrbio pode ser muito confundido com outra possível causa do atraso na fala: o autismo. Por isso, é importante o acompanhamento com profissionais especializados que podem analisar a situação nos seus mínimos detalhes para o diagnóstico correto.

 

Caso seja comprovado que a criança sofre com a apraxia da fala, o tratamento mais comum é o acompanhamento com um fonoaudiólogo, as consultas são frequentes e buscam a melhora no desenvolvimento da fala.

 

Autismo

Muitas vezes diagnosticar uma criança como pertencente ao espectro autista pode ser difícil. Isso porque, cada indivíduo possui características e comportamentos diferentes.

 

De fato, a dificuldade na fala pode sim ser uma característica do autismo, porém nem toda pessoa no espectro autista tem esse problema.

 

Portanto, além da fala, é preciso que os pais e responsáveis estejam atentos a outros comportamentos, como por exemplo a dificuldade de socialização com outras crianças, inquietação, problemas na escola e etc.

 

A melhor forma de diagnóstico é que se os responsáveis notarem comportamentos diferentes na criança, façam uma consulta com um psicólogo infantil, ele poderá avaliar e aconselhar corretamente.

 

Conclusão

 

Após os tópicos levantados acima, é possível perceber que o atraso no desenvolvimento da fala da criança exige atenção dos responsáveis. Porém, não é motivo para desespero.

 

O mais indicado é procurar um médico pediatra para que ele possa analisar os demais comportamentos e orientar corretamente os caminhos a seguir.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Curiosidade sobre o espaço que as crianças vão adorar! Crenças.. É menino ou menina? Qual e o melhor protetor solar infantil? A Vacina Salva Vidas! Crianças podem se divertir com artes? Experiência D.P.A. Seja Um Detetive DICAS PARA SE TORNAR UM MOTORISTA MAIS SEGURO Pai de primeira viagem? Segue dicas úteis! 7 brincadeiras antigas para ensinar ao seu filho Encorajando seu filho a ser curioso