Quando é possível reverter a vasectomia e quais as chances de fertilização?

Utilizado como um método contraceptivo pelos homens, a vasectomia é uma técnica que tem como principal objetivo controlar a natalidade e permitir o planejamento familiar. Estima-se que, no Brasil, aproximadamente 35 mil procedimentos deste tipo sejam realizados todos os anos.

Apesar de esta ser uma cirurgia que possui caráter definitivo, existe a possibilidade de reverter vasectomia em homens que mudaram de ideia e desejam ter filhos após o procedimento. Hoje, a porcentagem de indivíduos que desejam fazer esta reversão varia entre 2 e 6%.

O que é o procedimento e como é a reversão da vasectomia?

A vasectomia consiste em uma intervenção cirúrgica em que é executado um corte na bolsa testicular, interrompendo a passagem de espermatozoides pelos canais deferentes. Vale lembrar que o sêmen continua sendo produzido e expelido, mas sem a presença dos espermatozoides.

Para reverter vasectomia, é necessário um procedimento da área de Reprodução Humana que consiste no religamento dos canais deferentes por onde é feita a passagem do sêmen e dos espermatozoides.

Quando a reversão de vasectomia é procurada?

Os principais motivos que levam um homem buscar pelo procedimento para reverter vasectomia são:

  • Novo relacionamento;
  • Desejo de ter mais filhos com a mesma parceira;
  • Má aceitação da cirurgia;
  • Morte de filhos;
  • Surgimento de problemas de saúde relacionados a esterilização, como dores testiculares.

Para que a reversão tenha o sucesso esperado, é necessário levar em conta o tempo decorrido da cirurgia e a idade do paciente. Isso porque os homens perdem progressivamente a qualidade do espermatozoide com o avançar dos anos.

Como é feito o procedimento de reversão da vasectomia?

Como mencionado anteriormente, existe a possibilidade de reverter vasectomia, sendo necessária uma cirurgia para o religamento dos dutos deferentes que foram cortados e fechados. O procedimento reconstrói esse canal, permitindo que os espermatozoides cheguem até a uretra e sejam expelidos junto com o sêmen durante a relação sexual.

A técnica para reverter vasectomia é feita por meio de uma microcirurgia, que é feita com o auxílio de um microscópio e uma pequena incisão no saco escrotal. Isso permite que as pontas dos canais deferentes sejam identificadas e suturadas com fios bem finos, a fim de garantir total precisão durante o processo.

O procedimento é realizado utilizando anestesia ou sedação, com tempo de recuperação estimado em 5 dias, nos quais o paciente precisa evitar esforços e relações sexuais para não ter nenhum problema.

Qual a taxa de sucesso da reversão e a indicação?

Após a cirurgia, o paciente deve aguardar até 45 dias para que seja feito um espermograma para avaliar a quantidade de espermatozoides presentes no sêmen. Este exame também permite a identificação de seu formato e capacidade de movimentação, que são fatores cruciais para a fertilidade masculina.

Estima-se que as chances de a cirurgia dar certo é maior nos casos em que ela a vasectomia foi realizada, em até 3 anos. Nesse sentido, é preciso que o homem que deseja reverter vasectomia realize o procedimento o quanto antes para que as chances de sucesso sejam altas e para que exista a possibilidade de restauração da fertilidade.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

birra2

Não tenho que fazer!

Agora eu penso como tenho pena dos meus pais. Quando eu era criança, provavelmente devo ter dito um zilhão de vezes que estava entediado… Seguindo

Leia mais »

Chag Purim Sameach!

Estamos durante as festividades de Purim. Purim é um dos mais alegres e festivos feriados na tradição Judaica, sabia? A fonte desta festividade está no

Leia mais »