Dicas para os pais estimular a saúde financeira dos filhos

Por 0 , , Permalink 0

O fato de diversos brasileiros adultos estarem em situação de endividamento atualmente, pode ser decorrente da não existência da educação financeira quando crianças. proporcionar uma educação financeira aos seus filhos pode fazer com que eles venham a sofrer menos com questões de endividamento e falta de controle financeiro na vida adulta. 

Pensando nisso, destacamos  neste artigo algumas recomendações que podem fazer com que você estimula a saúde financeira dos seus filhos, com dicas que podem ser aplicadas no dia a dia da sua família. Veja como você pode inserir o assunto sobre finanças dentro do ambiente familiar e fazer com que seus filhos possam desenvolver um desejo pelas finanças e organização financeira desde cedo. 

1 Utilizar a mesada como aliada na educação

Uma das primeiras dicas que sugerimos é a utilização da ferramenta de mesada como forma de estimular a educação financeira dos filhos. A mesada ainda permanece como sendo uma das formas mais tradicionais e conhecidas para inclusão dos filhos no mundo das finanças. 

2 Estimulação do hábito de poupar 

Além de utilizar ferramentas que podem auxiliar no processo de educação financeira das crianças também é importante que você procure estimular o hábito de poupar. Ensinando a importância das crianças poupar em você acaba estimulando com que elas desenvolvam o hábito de realizar o planejamento financeiro, caso desejem fazer a compra de um brinquedo, passeio com os colegas e lazer no final de semana. É diz uma importância que você procure ensiná-las anotar ou desenhar seus objetivos desde cedo. procure mostrar a importância de anotar as contas de maneira que seja possível estipular quanto de dinheiro e quanto tempo eles vão precisar economizar.

3 Ensinar a comprar o que é realmente útil

Outra dica de suma importância para estimular educação financeira nas crianças ensiná-las desde cedo a entender e compreender o que de fato pode ser útil para elas. certamente Pode parecer uma tarefa um pouco complicada no início, porém é bem mais simples do que você pode imaginar. Para ensinar as crianças a comprarem o que realmente é útil para elas, você pode iniciar uma conversa explicando o que é uma necessidade básica, ou seja o que de fato ela precisa realmente e o que seria algo supérfluo, que normalmente pode ser facilmente dispensado como por exemplo brinquedos e doces.

4 Explicar a relação trabalho x dinheiro

Algumas crianças costumam ter curiosidade e interesse para visitar o trabalho dos pais em ambiente de serviço. Esse pode ser o momento perfeito para que você possa fazer uma explicação sobre a relação do trabalho e o dinheiro. Você pode começar explicando o que seria o salário e como ele está intimamente relacionado a sua função, e esforço desempenhado dentro do seu cargo ao longo da vida.

5 Orientar sobre o uso do cartão de crédito

Além de fornecer informações referentes a relação do trabalho e o dinheiro, ensinar que deve-se comprar apenas o que realmente é útil e estimular o hábito de poupar você pode orientar as crianças referente à utilização do cartão de crédito. Importante explicar como funciona o cartão de crédito, Como ocorre o pagamento da fatura e os descontos que podemos receber a utilizar o cartão de crédito para compras em lojas físicas e online.

6 Importância de incluir as crianças em alguma decisão financeira

Outro ponto que ajuda a estimular as crianças a terem uma saúde financeira passará incluí-las dentro do processo de decisão financeiro da casa. Você pode passar a incorporar a decisão das crianças dentro de tarefas do dia a dia, como por exemplo a ida ao mercado ou a padaria.

Essas são algumas dicas que você pode utilizar para estimular educação financeira nas crianças. O importante de fato, sempre está mostrando a relevância e importância da realização do planejamento e controle financeiro para que seja possível alcançar as metas e objetivos estipulados ao longo da vida.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.