É um distúrbio do sono em que a criança chora ou grita durante a noite, porém sem acordar e acontece mais frequentemente em crianças com idade entre 3 a 7 anos.
Durante um episódio de terror noturno, os pais devem manter a calma, proteger a criança de possíveis riscos, como cair da cama, e esperar que a situação acabe por volta de 10 a 20 minutos.
Pois é considerado uma parassonia, que é o conjunto de transtornos do sono na infância, devido as alterações comportamentais que ocorrem nos episódios.
Não existe nenhuma razão específica para o aparecimento do terror noturno e esse distúrbio e na maioria das vezes não prejudica a criança e não causa nenhum problema de saúde.
Febre, atividade física excessiva, consumo de alimentos ricos em cafeína, estresse emocional e depressão.
– Agitação; – Olhos arregalados, apesar de não estar totalmente acordada; – Gritos; – Criança confusa e assustada; – Suor frio; – Xixi na cama.
É importante fazer ginásticas e criar uma rotina, de sono relaxante antes de dormir, como tomar banho quente, ler uma história e colocar uma música tranquila.
Este distúrbio pode ser diagnosticado por um pediatra ou psiquiatra e não possui tratamento específico. A rotina de sono e redução de estresse melhoram muito o terror noturno.