Eu tenho o hábito de toda as sextas feiras desejar, ao final o dia, para os meus filhos,pais, amigos a seguinte expressão:
– Shabat Shalom!
O Shabat (cessar os trabalhos) é considerado o dia do repouso, que se inicia ao pôr-do-sol de cada sexta-feira. Significa que Deus abençoou o 7º dia – o Shabat – e repousou, depois de ter completado sua obra de criação em 6 dias. É considerada o dia mais importante do calendário judaico.
Nós, o judeus seguimos a tradição de respeitar esse dia. Durante o Shabat, cria-se uma harmonia familiar e é a oportunidade de interromper o ritmo de vida cotidiano agitado. Todos se cumprimentam com “Shabat Shalom”.
Alguns costumes de Shabat que sigo em casa:
Repartir a Chalat (espécie de pão trançado)
Luzes de Shabat – A Ló sempre acende as velas. É uma forma de nos vincular, pois todos acendem ao mesmo tempo. Somente as mulheres podem acender
Benção sobre as Crianças – Na véspera de Shabat o pai, chefe da casa, coloca suas mãos sobre as cabeças de seus filhos e sussura uma benção tradicional, junto com a benção para que elas cresçam de acordo com a tradição dos patriarcas e matriarcas de Israel.
Kidush – Recitado antes do início da refeição. O vinho é o símbolo da benção e alegria; consequentemente, é usual que se recite a benção de Shabat sobre o vinho. (Se não há vinho disponível, a cerimônia pode ser feita com o pão).
Assim, como hoje é sexta feira, SHABAT SHALOM!