Shabat Shalom!

Por 0 , , , , Permalink 1

Eu tenho o hábito de toda as sextas feiras desejar, ao final o dia, para os meus filhos,pais, amigos a seguinte expressão:

– Shabat Shalom!

O Shabat (cessar os trabalhos) é considerado o dia do repouso, que se inicia ao pôr-do-sol de cada sexta-feira. Significa que Deus abençoou o 7º dia – o Shabat – e repousou, depois de ter completado sua obra de criação em 6 dias. É considerada o dia mais importante do calendário judaico.

Nós, o judeus seguimos a tradição de respeitar esse dia. Durante o Shabat, cria-se uma harmonia familiar e é a oportunidade de interromper o ritmo de vida cotidiano agitado. Todos se cumprimentam com “Shabat Shalom”.

Alguns costumes de Shabat que sigo em casa:

Repartir a Chalat (espécie de pão trançado)

chala

Luzes de Shabat – A Ló sempre acende as velas. É uma forma de nos vincular, pois todos acendem ao mesmo tempo. Somente as mulheres podem acender

velas

Benção sobre as Crianças – Na véspera de Shabat o pai, chefe da casa, coloca suas mãos sobre as cabeças de seus filhos e sussura uma benção tradicional, junto com a benção para que elas cresçam de acordo com a tradição dos patriarcas e matriarcas de Israel.

Kidush – Recitado antes do início da refeição. O vinho é o símbolo da benção e alegria; consequentemente, é usual que se recite a benção de Shabat sobre o vinho. (Se não há vinho disponível, a cerimônia pode ser feita com o pão).

Assim, como hoje é sexta feira, SHABAT SHALOM!

shabes

 

 

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.