Os diferentes tipos de escola existentes no Brasil

TRADICIONAL

O professor é considerado figura central e único detentor do conhecimento. Ao estudante, reduzido a expectador da aula, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.

COMPORTAMENTALISTA

Tem como objetivo que os alunos adquiram comportamentos desejados, moldados de acordo com necessidades sociais determinadas.

CONSTRUTIVISTA

Para além dos conteúdos, essa linha busca estimular a autonomia das crianças. Proporcionando o conhecimento através da formulação de hipóteses e resolução de problemas.

DEMOCRÁTICA

Ele pode inclusive escolher as formas como deseja aprender os conteúdos necessários à sua formação, sem um cronograma padrão. Na linha democrática, o professor tem um papel de facilitador.

MONTESSORIANA

Os conteúdos não são transmitidos dos professores aos alunos de forma vertical e rígida. O conhecimento é construído por toda a turma com a mediação do educador.

WALDORF

O foco na primeira infância tem ênfase em artes, trabalhos manuais e corporais. A imaginação é estimulada através de brinquedos simples, e a participação ativa da família é fundamental.

FREIRIANA

Pela pedagogia baseada nas ideias de Paulo Freire, que é mais voltada para a alfabetização, os aspectos culturais, sociais e humanos do aluno devem ser levados em conta.