Os diferentes tipos de escola existentes no Brasil
TRADICIONAL
O professor é considerado figura central e único detentor do conhecimento. Ao estudante, reduzido a expectador da aula, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.
COMPORTAMENTALISTA
Tem como objetivo que os alunos adquiram comportamentos desejados, moldados de acordo com necessidades sociais determinadas.
CONSTRUTIVISTA
Para além dos conteúdos, essa linha busca estimular a autonomia das crianças. Proporcionando o conhecimento através da formulação de hipóteses e resolução de problemas.
DEMOCRÁTICA
Ele pode inclusive escolher as formas como deseja aprender os conteúdos necessários à sua formação, sem um cronograma padrão. Na linha democrática, o professor tem um papel de facilitador.
MONTESSORIANA
Os conteúdos não são transmitidos dos professores aos alunos de forma vertical e rígida. O conhecimento é construído por toda a turma com a mediação do educador.
WALDORF
O foco na primeira infância tem ênfase em artes, trabalhos manuais e corporais. A imaginação é estimulada através de brinquedos simples, e a participação ativa da família é fundamental.
FREIRIANA
Pela pedagogia baseada nas ideias de Paulo Freire, que é mais voltada para a alfabetização, os aspectos culturais, sociais e humanos do aluno devem ser levados em conta.