Na França, as crianças têm diversos períodos de férias. Tem o dia das Bruxas em Outubro. Antes do Natal até depois do Ano Novo mais férias. Entre fevereiro a março são as férias de inverno. Em abril, férias de primavera. E em julho, as férias de verão.
Na Finlândia, os jovens só começam a levar tarefas para casa a partir dos 16 anos. As aulas de reforço são frequentadas não só pelos alunos que estão com dificuldade, mas também por quem tem um bom desempenho.
No Japão, depois das aulas, os alunos descansam e fazem a faxina da escola. Todos os alunos dos anos que correspondem à pré-escola e ao ensino fundamental têm de participar.
A escola Summerhill, em Suffolk, a duas horas de Londres, é democrática. Frequentar as aulas de qualquer disciplina é opcional , a escola não tem prova, nem reprova os estudantes ao fim do ano letivo. Eles têm entre seis e 17 anos, são de várias partes do mundo e moram na instituição .
A escola Egalia, na Suécia, foi criada em 2014 para trabalhar questões preconceituosas sobre estereótipos de gênero. As crianças têm acesso a bonecos assexuados, os professores chamam os alunos de "amigos". O material didático é adaptado para evitar o acesso a imagens e conceitos estereotipados.
Estudantes transexuais podem usar um banheiro especial na escola Kampang, na Tailândia. O cômodo tem na porta um boneco metade rosa, metade azul.
Na Escola da Ponte, na cidade do Porto, em Portugal, os alunos não são divididos em classes nem em anos de escolaridade. Todos os temas relevantes para a comunidade escolar são discutidos e resolvidos em assembleias.
Em alguns países da Oceania, como Austrália e Nova Zelândia, os alunos não são obrigados a usar sapatos na escola. No entanto, esta regra pode depender do clima.
Os Nenets são pessoas que vivem no Ártico e para que seus filhos possam ter uma educação básica usam helicópteros para pegar as crianças e levá-las para a escola, onde ficam por 9 meses antes de voltar para casa.
O Ørestad Gymnasium é uma escola sem salas de aula. Em vez disso, eles têm zonas individuais e de grupo e locais de reunião. Possuem uma “sala de aula visual” com aulas totalmente ensinadas por computadores e iPads.