Livros infantis para falar sobre o que é importante

"Hoje" de Eva Montanari é um livro sobre a importância de estar presente no presente. Que quer saber como você amanheceu hoje, e te lembrar  que amanhã pode ser diferente.

Otimismo

Sentimentos

"Tenho Monstros na Barriga" de Tonia Casarin, mostra Marcelo narrando seus sentimentos. A proposta do livro é incentivar as crianças a  reconhecer e compartilhar seus sentimentos.

Saudade

O livro "Pedro e a Lua" de Odilon Moraes tem como assunto central a saudade e a solidão, e como lidamos com o que está fadado a viver longe de nós.

Racismo

"Olhe pra mim" conta a história do menino africano Kitoko que foi adotado pela mãe, que é branca e está grávida e ele tem medo que a nova irmã não vai aceitá-lo por ser diferente dela.

Os pais de Matilda só valorizam o filho homem e não dão atenção a ela. Proibida de ler e escrever, Matilda passa a frequentar a biblioteca.

Empoderamento feminino na infância

Separação dos pais

"Lá e aqui" refaz o cenário da família a partir da separação, e a cada página representa a casa do pai e da mãe, dois mundos distintos mas que guardam o afeto e a presença.

Bullying

Este clássico de Ruth Rocha provoca pais e educadores a pensarem sobre os referenciais de comportamento e sociabilidade que passamos às crianças no ambiente familiar.

Inclusão

O livro "Pássaro Amarelo" fala sobre um pássaro que tem uma asa mais curta do que a outra e não consegue voar. E ele percebe que sua falta pode ter um diferencial.

Identidade de gênero

Sexualidade

O livro suscita uma conversa sobre como o nosso papel em sociedade – na escola, no ambiente familiar – muitas vezes se torna um mero reflexo daquilo que esperam de nós.

Modelos Familiares

Os pequenos são apresentados às mais diferentes composições familiares e, para desviar do didatismo que o assunto pode inspirar, a autora usa o humor.