Guia para lidar com a gravidez. (Para eles)

cropped-IMG_8581.jpg

Pouco se fala dos homens quando o tema é gravidez. A maioria das matérias que eu leio o foco da gravidez, claro, é sempre a mãe. Assim, decidi dar meus pitacos do que acho mais importante, pela experiência que passei:

– Vamos ter um bebé!

Normalmente esta frase serve como pontapé de saída para a aventura de ser pai . Ao longo de nove meses de gestação, esta transformação vive-se a dois, embora, óbvio, seja mais intensa para ela, alvo das atenções. Mas e o homem?  Como se adaptam os homens à notícia de que vão ser pais e quais os principais desafios na relação com a parceira?

Enumero alguns conselhos (na verdade, todos conhecidos, mas sempre é bom recordá-los!) para que os homens consigam, com sucesso, “sobreviver” ao período da gravidez:

TER CUIDADOS AO FALAR COM A FUTURA MÃE

FATO: Toda mulher é muito sensível em relação à transformação do corpo, motivo pelo qual todo o cuidado é pouco.

Toda e qualquer questão sobre o peso da mãe é proibida! Peso? Só o do bebê!!

APROVEITAR OS ÚLTIMOS MOMENTOS DA VIDA A DOIS

Muito importante! É preciso ter em conta o ócio do casal, isto é, o desfrutar dos últimos momentos sem filho. “Ou seja, dê valor às pequenas coisas mundanas, As últimas férias, os jantares a dois, os passeios de fim de tarde… por ser os últimos nove meses que estavam em  “paz”.

NÃO ESQUECER O SEXO!

No primeiro e último trimestre, a mãe age de forma protetora. No primeiro pode ter medo que alguma coisa funcione mal e no último é por desconforto. Nestas fases, o sexo é muito adaptado. Durante o segundo trimestre há a chamada “fome sexual”, numa altura em que as mulheres tendem a perder o medo e alguns tabus.  Aproveite!!

TER MUITA PACIÊNCIA E SER UM COMPANHEIRO ATIVO

É preciso levar as coisas “numa boa“, Temos de estar disponíveis para ajudar porque as futuras mães também estão passando por algo completamente novo. Estar presente é uma forma de viver o processo, considerando que as futuras mães experienciam a maternidade de uma forma mais intensa. O homem não vive a gravidez da mulher, o homem acompanha-a!.

Um exemplo prático? Acompanhem aos exames. Para o pai, que irá gostar de ver todas as etapas de crescimento, e pela mulher, que, mais cedo ou mais tarde, vai cobrar se alguma vez você faltar..

PLANEJAR AS COISAS COM ANTECEDÊNCIA

Importante, pois a chegada de um novo membro demanda diversas ações, como a compra de itens obrigatórios e não tão essenciais, mas como um bom planejamento a chegada ficará mais fácil.

Montar o berço, pintar o quarto, estocar fraldas, contratar babás, dentre outros, ou seja, planeje para deixar as coisas mais tranquilas!

OUVIR TODOS OS CONSELHOS E SER A VOZ DA RAZÃO

Ter a capacidade de ouvir os conselhos dos outros é fundamental, Pode ter certeza, todo mundo tem algo a dizer. Mas cabe ao futuro pai a capacidade para ouvir as várias dicas e aplicar o bom senso, considerando que muito do que se diz corre o risco de afetar a parceira, já que a mulher está envolta numa carga hormonal muito grande e com isto esta carga tende a aumentar com os conselhos

Pode ter certeza que cada geração tem a sua receita caseira para o que quer que for. Pais e não pais, todos têm uma opinião dentro da maternidade. Às vezes é irritante e afeta muito mais a mãe do que o pai

Este é um momento que a a racionalidade do pai fará bem à gravidez do casal.

DON´T PANIC! (NÃO ENTRAR EM PÂNICO!)

Não se assustem quando o bebé começar a chorar ou com as diversas situações do dia-a-dia, como as cólicas, a falta de sono, os primeiros dentes, tudo passa!

E QUANDO ELE/ELAS/ELES VEM AO MUNDO…

Para mim, o momento em que se é pai é quando chega no dia do nascimento, quando de fato cai a ficha. Do nada somos confrontados com alguém que nos é completamente estranho e que, numa questão de segundos, nos diz tanto. E é o momento mais espetacular!

MANTER O BOM HUMOR, SEMPRE

Quando a Julia fez xixi em mim, na primeira vez que a troquei, no meio da madrugada, poderia ser um momento de estresse e tal.. Que nada, nos olhamos e começamos a gargalhar! Ou seja, por mais difícil que seja, mantenha o humor!

Faltou alguma dica que você sugere aos futuros papais?

Compartilhe:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Posts Relacionados