Feliz Chanucá! Feliz Chanucá!

Que tanto que lemos e ouvimos estas palavras estes dias?

Bom, Chanucá significa, literalmente, “Inauguração”. A festa recebeu este nome em comemoração ao fato histórico de que os macabeus “chanu” (descansaram) venceram a batalhas no “cá” (25º dia) contra os Gregos, que queriam difundir a cultura Helenísta.

Por que comemorar?

Antiocus, o rei da Síria que governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande. pressionou os judeus a aceitarem a cultura greco-helenista, sendo apoiado por milhares de soldados de seu exército.
Em 165 AEC, os Macabeus, em minoria,  saíram vitoriosos da batalha travada contra o inimigo, expulsando-os.O Templo Sagrado foi novamente purificado e consagrado e a Menorá (candelabro) reacesa com o azeite puro de oliva, descoberto no Templo.
A quantidade encontrada era suficiente para apenas um dia, mas milagrosamente durou 8 dias, até que um novo óleo puro pudesse ser produzido e trazido ao Templo.
Em lembrança destes dois milagres, comemoramos Chanucá durante oito dias.

E isso aconteceu há mais de 21 séculos atrás! E continuamos comemorando a chamada Festa das Luzes.

As famílias acendem o candelabro (a menorá) todas noites, durante 8 dias.

E para incrementar esta postagem, pedi para que algumas mães fizessem, com seus filhos, cada um de seu jeito, um candelabro para chamar de seu, e assim, tivemos muitas casas iluminadas nesta semana!

Veja que show os trabalhos!

 

Este trabalho foi feito com caixinhas de madeira. Tinta, dedal e velas,

 

Aqui foram utilizados potinhos de vidro (tipo homeopatia), guache, lantejoulas e cola.

Quem não brincava com estas casinhas quando criança né?  Material usado: Maadeira, tinta, ilhoses de metal, cubinhos de brinquedo, cola bonder e botoes.

 

Este ficou Super!!! Usaram palitos de sorvete, com cola branca, onde foram colando um ao outro ate dar o formato. Depois pintaram de branco para a primeira mão de tinta. Para as velas usaram capsulas de café usadas, e o shamash tem um porta doce embaixo da cápsula. Depois de tudo colado, uma camada de tinta preta, e depois finalizado com a pintura de homem aranha.

Já a Fernanda e sua mãe usaram de material biscuit, cola colorida , caixinha de acrílico água (a ideia era colocar óleo pra lembrar o óleo do milagre de chanuka), lantejoulas, adesivos. Criativo né?

E a Débora criou a partir de uma peça de madeira rústica, utilizaram biscuit feito em casa e tingido com corante. Demoraram com cola plástica colorida e na lateral fizeram um acabamento com tiras de papel colorido.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

E A minha esposa, que por termos trigêmeas, criou 3 (é, mãe de trigêmeas tem destas coisas!) fazendo com os seguintes materiais: Caixa de madeira, moedas, ilhós, estencil, tinta e cola araudite.

 

E você, criou alguma? Me manda que insiro neste post!

 

FELIZ CHANUCÁ!

Compartilhe:

Este post tem 12 comentários

  1. Olá, está aí um artigo altamente cultural, eu confesso que não conhecia a data, muito menos os milagres dela, também serve como atividade.
    Muito interessante!
    Emerson Lemes.

  2. Só cultura kkkkk
    Eu já tinha estudado sobre essa comemoração na faculdade e acho ela bem fofa, mas confesso que nunca comemorei. Gostei das suas ideias, super criativas! É um bom jeito de ensinar outras culturas pras crianças! Espero que tenha sido maravilhoso!

  3. Lucas Alves

    A ideia é divina ainda mais fazer em família
    Parabéns pelo post

  4. Nayla Vieira de Carvalho

    Muito o bom o post,achei bem explicativo,sem falar que sempre é bom conhecer outras culturas.É as artes ficaram muito bonitas.

  5. Alice Martins

    Olá,

    Não conhecia muito sobre o Chanucá, então achei muito bacana você trazer uma explicação sobre o que é e como surgiu, serve para criar empatia para quem está o conhecendo em seus detalhes só agora.
    Achei lindo as mamães que fizeram esses candelabros com seus filhos, cada um mais criativo que o outro, ficaram todos lindos. Adorei!

    Beijos!

  6. Malu

    Uma comemoração cheia de significado e uma festa linda! Muito criativos todos os candelabros, acesos com certeza devem ter sido um espetáculo encantador aos olhos.
    Feliz Chanucá!!

  7. Olá! Eu achei uma gracinha os candelabros. Confesso ter me apaixonado pelos de casinhas da infância – de fato, quem nunca brincou com elas? – e pelo de Homem Aranha. Fiquei encantada com a criatividade de casa um. E achei bem interessante as curiosidades do Chanucá, que eu não sabia. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

  8. Ei, que lindas as obras!!
    Legal que todas foram feitas usando materiais recicláveis para deixar ainda mais bonita a obra.
    Obrigada pela aula, eu não conhecia o significado de Chanucá. rs

  9. Olá
    Nossa que bacana, não conhecia a data, e adorei ter esse novo conhecimento cultural, também achei bem interessante conhecer a história por trás da comemoração.
    Os menorás ficaram lindos, os que mais gostei foram os da sua mulher, mais sóbrios e elegantes, fazem mais o meu estilo.

    1. Obrigado pelo carinho!!!! (eu também achei os da minha mulher o mais bonito!) mas sou suspeito! rs

  10. Deisy

    Que lindo candelabros, adorei todas as ideias, não tenho muita habilidades artesanais, mas fiquei bem inspirada.

  11. Olá, tudo bem?

    Achei a sua publicação extremamente interessante e cultura, não sabia dessas informações e achei legais os candelabros. Parabéns!
    Abraço!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Posts Relacionados