Dentes em erupção

Por 38 , Permalink 3

Minha mulher me comentou:

– Ela esta babando muito, reclamando, deve ser o dente que está nascendo!

Abri a boca de uma das meninas e não vi nada, só um monte de baba mesmo..

Decidi buscar um pouco mais sobre o assunto e li bastante coisas interessantes, que trago aqui:

Entre os 6 a 12 meses, o primeiro dente do bebê fará a sua entrada triunfal, com certeza de mal-humor.

Quando o primeiro dente do seu bebê aparece, somos pegos de surpresa (“Será que foi que apenas uma mordida?”) ou você pode apenas finalmente entender que todos os sinais iniciais infalíveis – babação, reclamações noturnas, coceiras – estavam querendo apontar.

Cada bebê experimenta a dentição de forma diferente: Alguns passam praticamente sem sintomas, enquanto outros bebês experimentam dores contínuas.

Felizmente, existem alguns sinais para estarmos mais atentos a este marco e que podemos ajudar a tornar mais fácil a dentição para o seu bebê (e para nós, claro!)

Quando começa: A maioria dos bebês tem o seu primeiro dente em torno de de 7 meses de idade, embora alguns bebês possam ter o seu primeiro dente já aos três meses, e outros, somente  com quase com 1 ano.

Porém alguns sintomas podem começar a aparecer antes do primeiro dente nascer:

Nossos bebês não entendem por que se sentem tão dolorido, porque algo mantém eles acordados no meio da noite com uma dor na boca ou por que seu queixo coça tanto. Veja como é fácil perceber os sintomas:

Babação: É difícil de acreditar que tanto fluido possa sair das bocas dos bebês, mas este estimulo é normal. Se você acha que as camisas do seu bebê estão constantemente encharcado, prenda em um babador para mantê-los mais confortável (e mais limpos), e limpe suavemente o queixo ao longo do dia, a fim de ara evitar rachaduras.
Erupção cutânea da dentição: Se seu bebê está derramando quantidades prodigiosas de baba, o gotejamento constante pode causar irritações, rachaduras, vermelhidão e erupções ao redor de sua boca e queixo (e até mesmo em seu pescoço). A baba ajudar a prevenir esta erupção. Mas você também pode criar uma barreira de umidade com vaselina ou produto similar, mantendo hidratado com um creme de pele suave sem perfume, conforme necessário.
Tosse e/ou reflexo de vômito. Toda esta baba pode fazer os bebês tossirem ou vomitar (imagine você, com a boca cheia de saliva, certeza que irá se engasgar). Não é nenhum motivo de preocupação se o seu bebé não tem outros sinais de constipação, gripe ou alergias.
Morder. A pressão dos dentes que pinicam através das gengivas do bebê causas muito desconforto – e este desconforto pode ser aliviado pela contrapressão (Ou seja, morder algo). Ofereça brinquedos de borracha com pequenas pontas (não dar objetos pontiagudos!) que alivia bastante.
Choros: Alguns bebês levam a dentição com apenas um gemido, enquanto outros sofrem muito, devido à inflamação do tecido gengival, Os primeiros dentes geralmente são os mais podem machucar (assim como os molares, porque eles são simplesmente maior), embora a maioria dos bebês eventualmente se acostumam com o que se sentem através da dentição e não se sentem tão incomodados depois. Se estiverem chorando muito, converse com seu pediatra sobre quando oferecer analgésicos como o paracetamol infantil.
Irritabilidade: A boca de seu bebê vai doer quando aquele pequeno dente pressionar as gengivas. É sério, vi isto, que alguns bebês podem ficar irritados por apenas algumas horas e os outros que ficam de mau humor por dias ou mesmo semanas. (!!!)
Recusa a se alimentar: Por causa do desconforto, bebês irritadiços anseiam por algo a aliviar em sua boca, seja uma garrafa ou a mama. Mas a sucção do leite pode fazer as gengivas doloridas incomodarem mais. Por essa razão, os bebês podem mamar mal (e ainda por cima se sentirem mais frustrados como seu desconforto com suas barrigas famintas). Bebês que comem alimentos sólidos também podem se recusar a comer durante a dentição. Mantenha em observação e consulte o pediatra se a greve de fome durar mais do que alguns dias.
Noites de vigília. A fada de dentição não trabalha só de dia. Ao primeiro sinal dos dentes começar a surgir, seu desconforto pode perturbar o sono noturno (mesmo que já tenha dormido bem antes). Antes de oferecer conforto, veja se o bebê se contenta com a chupeta e volta a dormir rapidamente> Se estiver muito inquieta, acalme com carinhos. (não prolongue muito isto pois o bebê poderá usar como arma para que você faça vigilas toda hora!)

Já que você (infelizmente) não pode assumir o desconforto do seu bebê, você pode ajudar de algumas formas:

Mastigação: Bebês gostam de mastigar, e por um bom motivo: A ação fornece contrapressão, o que alivia a pressão da dor dos novos dentes brancos e brilhantes, Use Anéis de borracha esburacadas, chocalhos e outros brinquedos de dentição, estes funcionam bastante! Será ainda mais eficaz se o objeto é frio, o que entorpece as gengivas. Mantenha brinquedos de dentição na geladeira ao invés do congelador – Pois a borracha muito fria pode machucar as gengivas sensíveis tanto quanto um dente em erupção incomoda.
Contrapressão: Seu dedo (limpo), brinquedos com arestas ou uma escova macia, molhada (sem creme dental), esfregue com firmeza nas gengivas do bebê, causando um efeito de calmante. Seu bebê pode recusar na primeira vez pois isto pode parecer que irá ferir mais, mas logo verá que traz o almejado alívio.
Bebidas geladas. Uma garrafa de água gelada pode oferecer alívio frio para gengivas doloridas para bebês com mais de seis meses (quando a água é introduzida), ou, se o bebê não toma uma garrafa ou recusa a sucção, dê a água (sem gelo) em um copo que ele consiga beber.
Comida fria: Alimentos gelados de chupar, ou comer, como iogurte, pêssegos misturados, e compota de maçã (uma vez que eles já foram introduzidas para o seu bebé), pode ser mais apetitoso do que os alimentos quentes ou em temperatura ambiente, e pode aliviar as dores.

O que não se preocupar: Dentição pode causar sangramento sob a gengiva, o que pode ser parecido com um nódulo azulado na boca do bebê. Não é nada para se preocupar e pode ser aliviada com contrapressão frio usando uma toalha molhada fria.

Enquanto alguns pais juram que febre baixa e diarreia são os sintomas, os médicos estão divididos sobre se isso é verdade. Mas, como em qualquer outro lugar inflamação no corpo, as gengivas inflamadas podem às vezes produzir uma febre baixa. Portanto, febre faz parte e não é um motivo de preocupação. Se a febre persistir por mais de três dias, ou for muito alta, ligue para o pediatra. O mesmo vale para a diarreia.

Outras coisas que dentes em formação pedem: Muito abraços e beijos e bastante paciência!

Na foto, a banguelinha Nicole mostra que lida bem com esta fase!

Espero ter ajudado! E você como foi para o seu bebê? Compartilhe conosco!

38 Comments
  • Luciana
    fevereiro 15, 2016

    Adorei as informações!!!!! Por aqui, a fase de dentição foi difícil no começo, mas agora com os últimos dentes está bem mais tranquilo!!! Uma coisa que me ajudou muito, foram os mordedores a base de água, gelados! Deu bastante alivio. Bjos

    • Adriano BISKER
      fevereiro 17, 2016

      Estes eu descobri recentemente e estou aplicando, ajuda mesmo! obrigado! bjs

  • Tatiane Gallas
    fevereiro 15, 2016

    Ótimo post, super esclarecedor! Essa fase pode ser bem complicada para os bebês mesmo e cabe à nós pais ajudarmos a aliviar esses sintomas que vem junto com os dentinhos.

  • Laís Sass
    fevereiro 15, 2016

    Os caninos do Pedro estão nascendo!!!! imagina o sofrimento aqui em casa!!! 🙁 Paciência, paciência, beijos e mais beijos! Só assim pra amenizar a dor do pequeno! :/

  • Carol gandra @caroleassinhazinhas
    fevereiro 16, 2016

    Por aqui temos uma boquinha cheia de dentes (Mariana teve o primeiro dente com menos de 5 meses e logo ficou cheia de dentes), e Isabela de um ano só tem quatro e anda reclamando com o dedo na boquinha. Acho que vem mais dente por aí em breve! @caroleassinhazinhas

    • Adriano BISKER
      fevereiro 17, 2016

      Muito legal! Isto prova como cada bebê tem o seu ritmo! E antes dos 5 meses? Nossa!!!!

  • Louise Aguiar
    fevereiro 16, 2016

    Dentes aqui em casa são sempre sinônimo de dor, diarreia e muito choro! É uma fase tão chatinha e complicada …

    • Adriano BISKER
      fevereiro 17, 2016

      Ai que droga! Cada um reage de um jeito mesmo.. que louco isto…

  • Mariana
    fevereiro 16, 2016

    Oi Adriano,

    O primeiro dente do Gabriel saiu quando ele tinha 4 meses, ele teve febre, ficou super enjoado, babava muito e reclamava também.
    Já os outros Dentinhos que nasceram em seguida ele só babava não teve mais nenhum sintoma.
    Foi tranquilo por aqui.

    Abraços

    Mari

    vamosmamaes.blogspot. com.br

    • Adriano BISKER
      fevereiro 17, 2016

      Seu relato mostra como cada bebê reage de uma jeito, que louco isto!

  • Ludmila
    fevereiro 16, 2016

    Aí essa fase é bem chatinha pq eles ficam mto enjoadinhos! O que me ajudou foi o colar de âmbar e camomila C! Tem algumas pomadas anestésicos, mas eu experimentei em mim e achei mtoooo forte, anestesia até a garganta e olha que passei pouquinho! Usei ela em duas ocasiões pq nada adiantava! Mas o melhor remédio é mta paciência, pq como toda fase, vai passar!

    Boa sorte aí!
    Abs. Mila

    • Adriano BISKER
      fevereiro 17, 2016

      Com certeza, tudo passa né? Obrigado pela dica do colar, não sabia!

  • Fanny leão Carpentieri
    fevereiro 16, 2016

    Que foto mais linda!!!
    No rafa os primeiros dentes nasceram com 4 meses!!!!! E agora com 4 anos nasceram os definitivos atrás dos de leite. E nem sinal deles caírem!!! Aí Jesus. Kkkkk

    • Adriano BISKER
      fevereiro 17, 2016

      Hahahahah uma hora vai! E como o rafa foi precoce! Aqui uma delas já tem 1 ano e só tem 2 dentes!!

  • Fabiana
    fevereiro 16, 2016

    Valiosas informações. O primeiro dente do Pedro nasceu com 7 meses e quase não babou. Ficou irritado e teve febre. Depois dessa experiência, comprei o colar de âmbar e todos os demais nasceram sem problemas. Recentemente estive no Chile e descobri que por lá também é usado para evitar gripes e resfriados. E, coincidentemente, Pedro quase não teve. Nem preciso dizer que guardei o colar para Julia!! Boa sorte com as meninas!

  • Mamãe que Cuida
    fevereiro 16, 2016

    Ameeeeiiiiiiiii essas dicas!!! Já ouviu falar em um remédio q você mistura na água e alivia dor?

    • Adriano BISKER
      fevereiro 17, 2016

      Não conheço, me avisa que os dentes estão em plena erupção!

  • Michele Gobbato
    fevereiro 17, 2016

    Aqui apareceu depois dos 6 meses e ainda bem não tivemos maiores problemas, baba consideravelmente, mais só teve uma vez um começo de diarréia que não durou nem um dia todo, febre ainda bem que não teve, comprei aqueles mordedores pra gelar para aliviar, e a pediatra dele como é homeopata quando as gengivas começaram a ficar esbranquiçadas passou remédio homeopata (que seria similar ao camomilina que vende-se em farmácia) para aliviar, apesar que teve alguns que nem precisamos aplicar pois não achei necessário, e a parte que ele mais adorava era a escovação, começamos com fraldinha e depois com as dedeiras até chegar a escova …

    Mi Gobbato – Espaço das Mamães

  • Marcelle Tabosa
    fevereiro 17, 2016

    O primeiro dentinho de Heitor saiu quando estávamos viajando. Graças a Deus ele não teve nada de fora do normal antes ou depois, só baba mesmo.
    Agora bora vê no próximo bebê que está por vir como é que vai ser! #oremos

  • Nicácio Belfort
    fevereiro 17, 2016

    Aqui ainda não começou 😉 aguardando

  • Mariana Ferreira
    fevereiro 17, 2016

    É uma fase complicada, graças a Deus já nasceram todos do Duduxo.. Bj

  • Juliana
    fevereiro 17, 2016

    Dicas valiosas! Na hora h a gente pira! É muito angustiante ver o desespero dos pequenos com os dentes nascendo.

    • Adriano BISKER
      fevereiro 18, 2016

      Nem me fala! Achamos lindo e fofos quando aparecem e nos desesperamos ao ver as dores que causam…

  • Alê Nunes
    fevereiro 17, 2016

    Ótimo post! A minha filha não teve sintomas, teve os 1os dentinhos aos 4meses. Eu que sofria com as mordidas na hora das mamadas, hehehe.

  • Marta
    fevereiro 17, 2016

    dentinhos, as crianças ficam muito fofas quando eles nascem…mas tem mesmo q cuidar muito ja desde pequenos

  • Tatiane Lopes Pereira
    fevereiro 18, 2016

    Fase difícil né, aqui em casa usamos camomila C e Orajel com indicação da pediatra, para tentar aliviar!

    • Adriano BISKER
      fevereiro 19, 2016

      Ufs… Não tem jeito, temos que ajudar os pequenos a superarem esta fase de pequenas dores… A camimila C e Orajel me falaram que ajuda mesmo!

  • Jacky lima
    fevereiro 18, 2016

    Aqui começou assim também é agora meu caçulinha com 9 meses já tem 4 dentinhos e estão saindo mais 2.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.