Como ser um bom pai

Como orgulhoso pai de cinco filhos – e lidando com trigêmeas- , estou finalmente pegando o jeito dessa coisa de ser pai.

Aprendi muitas lições valiosas ao longo dos anos. Seja prático, troque muitas fraldas, cozinhe e lave a louça (frequentemente), esteja presente para sua parceira e seus filhos, seja bobo, seja feliz, seja vulnerável, seja falível e seja ensinável.
A lista é interminável e cheia de belas possibilidades. Mas há uma lição que se classifica consistentemente no topo: Seja consistente.

Minha esposa sempre me diz que sou “o melhor pai que ela conhece”. Não estou sendo um fanfarrão; pois foi uma medalha de honra conquistada com dificuldade e que (eu acho) todos os pais deveriam aspirar a ganhar.

Quando era adolescente, não me imaginava sendo pai. Acontece que Eu amo ser pai!

Algumas perspectivas: Eu sou um pai de 47 anos com cinco filhos de dois casamentos.
Meu filho mais velho está chegando em breve às provas de vestibular, o segundo, finalizando o fundamental e as trigêmeas, recém iniciadas no fundamental.

Se eu planejei dessa forma? De jeito nenhum. Eu mudaria alguma coisa? Não em sua vida.

Acredito que seja minha principal responsabilidade criar meus filhos para serem membros da sociedade amorosos, gentis, compassivos e respeitosos.
Os últimos 15 anos me humilharam e me ensinaram que cumprir essa meta pode ser difícil.

A boa notícia? Aprendi o segredo e estou aqui para compartilhá-lo com você.

Tenho a sorte e orgulho de já ter criado cinco humanos bem-educados, atenciosos, empáticos e produtivos. Como resultado, muitas vezes sou questionado por amigos que estão apenas começando sua jornada parental, como eu fiz isso.

Minha resposta é sempre a mesma: seja consistente.

Sempre amoroso, consistentemente paciente, consistentemente divertido, consistentemente firme, consistentemente respeitoso, consistentemente presente.
Seja consistente com suas expectativas, regras e elogios.

Ok, não é realmente um segredo, mas é um ingrediente crucial para uma boa educação.

A consistência fornece uma estrutura estável na vida do seu filho. Assegura-lhes, no nível psicológico mais profundo, que, independentemente da natureza incerta e imprevisível da vida, eles estão seguros, são amados, são importantes e podem contar com você. Consistentemente.

Nada tira uma criança de seu jogo mais do que um pai errático e inconsistente. Isso confunde e assusta o inferno fora deles. As crianças são pequenas esponjas que aprendem uma quantidade incrível por meio da osmose, e se o que elas estão aprendendo com você está em todo lugar, bem, é exatamente assim que elas se comportarão.

Todos nós conhecemos essas crianças e seus pais. Minha esposa e eu os chamamos de apelidos que não posso mencionar aqui, mas eles são simplesmente exemplos vivos de regras e comportamento inconsistentes.
Eles causam estragos em tudo em seu caminho, como feras, crianças-lobo.

Se os pais pegarem você olhando para o filho com os olhos arregalados de horror, eles vão dizer um fraco: “Eu não sei o que deu nele hoje … eles geralmente são tão bem comportados.”

Todos nós sabemos a verdade. Se você for inconsistente com eles em casa, deixando-os atuar e comandar o show, eles acreditam que é assim que se comportam no mundo real. Eu aprendi que atuar é o mecanismo de enfrentamento de uma criança – quando seus pequenos sistemas ficam malucos – e sua única maneira de chamar sua atenção.

Isso não quer dizer que todo mau comportamento seja causado por pais inconsistentes, mas, na minha experiência, muitas vezes é a raiz do problema.

Este não é um julgamento, apenas uma observação. Este trabalho é extremamente difícil.

Ser consistente não significa estrito, severo, opressor ou punitivo. Pelo contrário. Se feito de forma consistente, pode ser libertador. Para você e seus filhos.

Com minhas tatuagens e meu jeito de vestir não sou o que você chamaria de tradicional ou antiquado, mas sempre foi importante para mim que meus filhos fossem educados.

Provavelmente porque foi assim que fui criado. “Por favor” e “obrigado” não são negociáveis ​​em nossa casa e estão enraizados em nossos filhos… mas apenas por meio de um reforço gentil e consistente. Amigos, família e estranhos costumam nos elogiar por nossos filhos bem-educados e pelo prazer que eles têm de estar por perto.

Novamente, não é uma ostentação, apenas uma fonte gratificante de orgulho.

Todas as manhãs, nossas filhas pedem bolos no café da manhã e todas as manhãs dizemos não. Tornou-se um joguinho divertido. Elas são consistentes em seus pedidos e nós somos consistentes em nossas recusas.
A mágica acontece quando elas percebem que se for consistente com seus “obrigado” “de nada” e outras sutilezas … elas ocasionalmente obterão pedaços de bolos quando menos esperam.

O ponto? Eles observam que somos consistentes com nossas regras e aprenderam que quando são consistentes em segui-las, são recompensados. Vitória, vitória!!!

Isso não significa que você não cometerá (incontáveis) erros, perderá a cabeça ocasionalmente (mais do que ocasionalmente) ou falhará em ser pai ao longo do caminho. Você irá.

Quando você cometer um erro, certifique-se de reconhecê-lo consistentemente, corrigi-lo e seguir em frente. Isso significa que quando você está fazendo o seu melhor de forma consistente, isso mostra e tranquiliza seus filhos de que podem confiar em você.
Aprendi desde cedo que, embora as crianças sejam por natureza, livres, independentes, criativas, pequenas maravilhas, elas precisam de regras, guarda-corpos e estrutura para ajudá-las a se sentirem seguras.
Eles querem que você faça um cronograma, estabeleça regras básicas claras e articule suas expectativas. Isso os ajuda a prosperar. Eles também precisam que você e seu parceiro estejam sempre na mesma página. Se não, eles vão explorar essa fraqueza – essa inconsistência – todas as vezes.

As crianças nunca gostam de um não, mas, a longo prazo, serão moldadas por ele e sua família e a sociedade em geral serão recompensadas por isso. Que responsabilidade. Que honra. Que presente.
Isso é tudo que você precisa para ser um ótimo pai?

Não por um tiro longo. Mas eu prometo, se você for consistente, é um ótimo começo.

Vai na minha!

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.