O que é puberdade precoce?
É o início da maturação sexual antes dos 8 anos de idade nas meninas ou 9 anos nos meninos.
Além das consequências fisiológicas decorrentes, tem grande impacto emocional na vida das crianças, que passam a se sentir deslocadas da infância ao mesmo tempo em que não pertencem à adolescência.
Dentre os sintomas em meninas incluem o desenvolvimento da mama, pelos pubianos e nas axilas, acne e um primeiro período menstrual.
Já os sintomas em meninos incluem testículos e pênis alargados, odor nas axilas, voz grave, mudança de comportamento e pelo facial.
Causas da puberdade precoce
Não existe uma causa específica para o surgimento da puberdade precoce, porém, alguns fatores são mais comuns, como:
OBESIDADE - Este é o principal fator de risco para as meninas. O tecido gorduroso secreta hormônio feminino (o estrogênio, envolvido nas mudanças corporais).
GENÉTICA- Pode ser mais comum em crianças cujos pais tiveram histórico da alteração do desenvolvimento e mesmo os pais carregando o gene da puberdade precoce, ela não é hereditária.
HORMÔNIOS - As alterações precoces também aparecem devido à administração de hormônios de forma indevida, seja via oral ou cutânea (alguns cremes ou pomadas possuem estrógeno na composição).
ALIMENTAÇÃO INADEQUADA: Nas meninas, o tecido gorduroso secreta estrogênio, provocando alterações hormonais que podem servir de gatilho para a puberdade antes da hora.
ESTRESSE - Algumas situações de estresse, e até mesmo abuso sexual, podem causar o desenvolvimento da puberdade precoce, adiantando a puberdade.
TUMORES -Algumas vezes, a puberdade precoce pode ser deflagrada por tumores.
O tratamento consiste em barrar a evolução da puberdade através de medicamentos.
Consulte um pediatra ou endocrinologista!
TRATAMENTO
Vem conferir o post que falo sobre o assunto no Instagram!