Rosh Hashaná (literalmente “Cabeça do Ano”, em Hebraico), é o Ano Novo pelo calendário judaico. Em 2022, ele terá início na noite do dia 25 de setembro. Estará começando o ano judaico de 5783.
De acordo com a tradição judaica, Adão e Eva foram criados no primeiro dia do mês de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação. É a partir deste mês que o ciclo anual se inicia.
Historicamente, o primeiro Rosh Hashaná foi numa sexta-feira, o sexto dia da Criação. Neste dia, D'us criou os animais e finalmente o homem, e assim estava tudo pronto pra ele.
Os sábios viram nisso a ordem da Criação, e como um bom anfitrião que, arruma a casa e prepara uma refeição deliciosa para que o convidado de honra encontre tudo preparado.
Costumes
Na noite do Rosh Hashaná os judeus vão à sinagoga rezar e ouvir o toque do shofar, uma espécie de berrante feita com chifre de carneiro. O som do shofar anuncia a chegada de um novo ano.
Ao final das orações, as famílias se reúnem em volta de mesas de jantar com diversas comidas típicas da ocasião.
Entre os rituais dessa festividade, está o costume de fazer refeições com doces, especialmente o consumo de maçã com mel, que simbolizam o desejo da entrada de um ano doce.
CHALÁ
Em Rosh Hashaná são redondas, símbolo de continuidade e eternidade, como o círculo que não tem começo nem fim.
MEL
O mel representa a esperança de que a sentença decretada pelo Supremo Juiz seja amenizada pela Sua compaixão.
TÂMARA
Costuma-se ingeri-la para que acabem nossos inimigos.
ROMÃ
Costuma-se ingerir em sinal para que aumentem nossos méritos como os caroços da romã. Há uma explicação que a romã possui 613 caroços - o número das mitsvot da Torá.
Para que nós nos frutifiquemos e nos multipliquemos como peixes; e cuida de nós com olhos abertos.
PEIXE
O QUE NÃO SE DEVE COMER:
Nada temperado com vinagre ou raiz forte para não ter um ano amargo. Nozes também não devem ser ingeridas nestes dias.