Quando sei que meu filho precisa de um psicologo?

O atendimento psicológico é procurado por todas as idades, inclusive crianças. Muitos pais, em algum momento, deparam-se com uma famosa questão: Será que devo levar meu filho ao psicólogo?

O estilo de vida que levamos hoje em dia pode gerar sentimentos de ansiedade e preocupação até nas crianças, por isso é sempre importante investir na saúde mental

A melhor forma de saber se é preciso levar seu filho ao psicólogo é estar atento ao comportamento dele no dia a dia.

Mudanças bruscas de comportamento podem indicar algum problema

Yellow Star

É importante saber se:

Burst

– houve algum acontecimento que incentivou a mudança;

– as mudanças trazem prejuízo à criança;

– a escola ou os pais já tentaram ajudar a criança.

Dificuldade de aprendizado

Observe se a criança apresenta muito mais dificuldade do que outras crianças da mesma idade em tarefas que antes tinha facilidade.

Tristeza ou choro sem motivo aparente

Se a criança passar a chorar “sem motivo”, ficar mais quieta e parecer triste a maior parte do tempo é um sinal de que algo não vai bem.

Compulsão por comida

A criança que se sente ansiosa ou com alguma outra questão emocional mal resolvida, pode começar a comer compulsivamente, ou até parar de comer.

Doenças muito frequentes

Ficar doente muitas vezes é uma forma de expressão do corpo para mostrar que algo não vai bem.

Dificuldade de interação social

Independentemente da timidez da criança, a sua dificuldade deve ser trabalhada para evitar problemas no desenvolvimento da comunicação verbal e de sua criatividade.

Levar a criança no psicólogo pode trazer diversos benefícios para a própria criança e para a família. É importante que a personalidade da criança deve ser respeitada pelos pais e pelo profissional.