Comportamento Alimentar  Infantil

Quando os pais dizem NÃO para doces e salgadinhos, as crianças utilizam diferentes artimanhas para convencer os adultos, como berrar, xingar, chorar, ameaçar e se jogar no chão.

O comportamento alimentar começa a ser formado desde os primeiros anos de vida e o que é aprendido na infância se reflete nos hábitos alimentares da idade adulta.

[É importante que os adultos compreendam como se forma esse comportamento das crianças em relação à alimentação para auxiliar no desenvolvimento de hábitos saudáveis.

A seguir, sugestões para ajudar com a alimentação das crianças:

Coloque pouca comida no prato, se a criança pedir (porque gostou do prato ou está com fome), então dê mais um pouco. As crianças nessa idade têm o volume do estômago pequeno.

1

2

A hora de comer precisa ser um momento prazeroso. Só assim o oferecimento de um novo alimento pode ser associado com uma sensação positiva.

3

Estabeleça horários para comer e não permita que a criança belisque alimentos entre as refeições. Se no lanche da manhã a criança não quis a fruta, não compense com outras coisas.

4

É importante que a criança seja apresentada a diversos alimentos. Lembrando que é necessário experimentar pelo menos 10 vezes para que a criança aprenda a gostar.

5

É importante que a criança coma na mesa e na companhia de um adulto, que servirá de modelo e interagirá com ela. Crianças nessa fase observam e imitam as pessoas a sua volta!

6

A criança pode se alimentar utilizando talheres e sem precisar receber a comida na boca. Isso favorece a autonomia e ela aprende a colocar no prato apenas a quantidade que vai comer.

7

Leve os pequenos para um passeio na feira para que conheçam as frutas, legumes e verduras e decidam quais querem comprar.

Incorpore as mudanças aos poucos, sem exageros e neuras na alimentação da criança. Com pequenas atitudes podemos favorecer uma relação harmoniosa com a comida e a formação de bons hábitos alimentares.