Como trabalhar as emoções com as crianças?

Saber como trabalhar as emoções com crianças serve para que elas desenvolvam habilidades como a inteligência emocional desde cedo. Esse conceito se refere ao poder de uma pessoa gerir suas emoções.

O que são emoções?

São sensações físicas e emocionais provocadas por algum tipo de estímulo. A tristeza, felicidade, angústia e raiva são importantes para a evolução cognitiva e socioemocional.

A importância de trabalhar as emoções com as crianças.

Quando não conseguem lidar com seu lado emocional desde cedo, ela tem uma tendência maior a desenvolver problemas como ansiedade e depressão.

Crie um álbum de sentimentos e emoções

Quando a criança é muito pequena, ela pode ter dificuldade em entender o que falamos. Então, contar histórias ilustradas é uma boa opção.

Conte histórias

As histórias são ótimas ferramentas para o aprendizado das crianças. Podemos usar as historinhas infantis para falar de sentimentos como solidão, tristeza, inveja, ciúmes e alegria.

Reconheça seus sentimentos

Os sentimentos não devem ser reprimidos. Devemos ajudar nossos filhos a entenderem o que fazer quando ficarem com raiva, irritados, tristes ou passarem por outras situações.

Incentive seu filho a falar sobre suas emoções

Devemos incentivar nossos filhos a falar de suas emoções negativas e positivas. Mas, eles só se sentirão incentivados em falar caso não tenha julgamentos.

Incentive seu filho a se expressar por meio das artes.

Estimule a empatia

As crianças são egoístas por natureza, não porque são más, mas porque não têm maturidade para entender que o mundo não gira ao redor delas.

Criança autônoma é sinal de adulto bem resolvido

São vários os benefícios de desenvolver autonomia em uma criança, entre eles a formação de adultos seguros, independentes e com iniciativa.

Vem conhecer nosso Instagram!