Além de criar memórias inesquecíveis, o contato com os pets pode fazer com que a criança tenha uma vida mais longa, saudável e feliz.
Confira a seguir alguns dos benefícios já demonstrados por estudos e os cuidados para ter em mente com a chegada do cão, gato ou outro bichinho em casa.
Levar o mascote para passear ou brincar com ele é uma ótima maneira de se mexer. Quanto mais envolvida com o animal a criança for, maiores as chances de ela ser ativa!
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento cerebral. A relação com os animais faz com que as crianças aperfeiçoem suas habilidades motoras.
Quando um bichinho morre ou se perde, elas têm contato com o luto, o que será útil em futuros eventos tristes da vida.
Crianças com transtornos físicos e neurológicos se beneficiam muito do convívio com animais de estimação. Não é à toa que ele é parte do acompanhamento terapêutico de diversas condições.
O convívio pode proteger as crianças de infecções e até diminuir o risco de asma e dermatite atópica, duas doenças que dão trabalho na infância.
Sim, ele também pode afetar os pequenos, especialmente no dia a dia corrido que vivemos.E os cães, gatos e companhia podem ajudar a relaxar e acalmar a criança.
Ter um companheiro ensina a interpretar os sentimentos e necessidades do outro, o que ajuda a trabalhar empatia, além do estímulo à comunicação não verbal e do carinho com o próximo.