Projeto Amigos Blogueiros de fim de ano: Chanucá

 

Estamos chegando ao final de mais um ano. Melhor época para reflexões, botar em ordem as coisas, planejar novas metas…

E, passado um ano  com os participantes do Projeto Amigos Blogueiros (mais abaixo os links de cada um deles) vi que esta parceria foi muito proveitosa, com incríveis textos sobre assuntos diversos…

Assim, juntos combinamos em fazer uma postagem coletiva, de fim de ano, cada um com o seu tema e em comum sobre desejos positivos para o novo ano que se inicia!

Em meu tema trago sobre a festa de Chanucá.

 

 

Como alguns sabem, eu sigo a religião judaica e nesta semana teremos o início da festa de Chanucá, (ou Hanukká) que por ser sazonal, não tem uma data específica (normalmente em Dezembro) e, coincidentemente, neste ano terá início bem no dia do Natal e encerrando no Ano novo (os sábios dizem que não existe coincidência e sim destino!) deixando esta data ainda mais iluminada.

Para quem não conhece, trago algumas informações sobre a festa de Chanucá, ou, como popularmente conhecida, a festa das luzes:

A comemoração vem em decorrência desta pequena história:

Há mais de 21 séculos atrás, Antiocus, o rei da Síria, governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande. Pressionou os judeus a aceitarem a cultura greco-helenista, proibindo o cumprimento da Torá (nossa bíblia) .
Diversos Macabeus insurgiram contra esta imposição e lutaram,saindo vitoriosos da batalha travada contra o inimigo.
O Templo Sagrado, que foi atacado, restou novamente purificado e a Menorá (candelabro) reacesa com o azeite puro de oliva.
Por causa dos ataques, o estoque era mínimo com quantidade suficiente apenas pra um dia, mas milagrosamente durou 8 dias, até que um novo óleo puro pudesse ser produzido e trazido ao Templo.
Em lembrança destes milagres comemoramos durante 8 dua esta festa de Chanucá, acendendo uma vela por dia em um candelabro.

 

Dos costumes

Os costumes da famílias são acender as velas do candelabro (a menorá) todas noites, durante os 8 dias, as trocas de presentes, e, claro, comer muito! (Mais coincidências com o Natal?)  :D  :D

 

Simbolicamente a luz faz com que reflitamos sobre o significado do ocorrido eras atrás.

A essência é que devemos aprender com os guerreiros Macabeus a não nos calarmos diante dos ataques, seja de onde vier.
Que não devemos nos esconder nem assimilarmos o padrão do mundo, mas devemos transforma-lo com a renovação da nossa mente.

O convite para você nesta festa de Chanucá, bem como nas festas de Natal e Ano novo, é que você reflita sobre a tua própria vida.

Renove a sua força para novos desafios que virão, seja um ser iluminado para os seus filhos e para os próximos!

Acredite! Seja você mesmo!

Diversos milagres ocorreram, tais como o nascimento de nossos filhos, ou até como na história em que  um óleo que duraria somente um dia rendeu oito dias!!!

 hanukkah lego

 

Em nome de minha família, desejo um maravilhoso ano de 2017, com muitas luzes, renovações, superações e por que não, milagres!

Veja os posts dos demais participantes!

 

MAMÃE ARQUITETA

PITADINHAS MATERNAS

FILHO MUITO AMOR

RECÉM MÃE

VAMOS MAMÃE

DICAS MIÚDAS

MUNDO DA MÃE

DINHEIRO WEB

 

Ah! Logo mais começaremos um novo clico de postagem, com muitas surpresas e novos (e incríveis) participantes, aguardem!

 

 

7 Comments
  • fanny Carpentieri
    dezembro 21, 2016

    Meu amigo querido! Desejo um fim de ano maravilhoso com muita paz, alegrias, união, luz e amor!! Porque é isso que nos faz viver!! o Amor pelos nossos filhos, pela nossa família, pelos nossos amigos! Pela vida! beijos carinhosos

  • MARCOS
    dezembro 22, 2016

    Plantar a paternidade ativa foi a nossa meta em 2016. desejo para vc amigo uma excelente colheita! que a família seja a base para um 2017 maravilhoso.
    parabéns a todos vcs e que o azeite nunca venha a faltar nessa mesa.

    • Adriano BISKER
      dezembro 23, 2016

      Amigo, adorei as suas palavras!!!! Foi um prazer incrível ter você como parceiro e amigo em vários projetos! Que venham muitos em 2017! Grande beijo na linda família!

  • Regina Dias
    dezembro 22, 2016

    Que legal!!!!! Não conhecia sobre a comemoração “natalina” dos judeus e gostei muito, pois acredito que todo o tipo de celebração que busque a luz, a paz, a harmonia e o amor seja muito boa!!!!!

    Que sua família tenha um lindo final de ano e que 2017 venha com muitas celebrações e felicidades!

    • Adriano BISKER
      dezembro 23, 2016

      Todas as religiões e seus costumes são incríveis né? Adorei ter você como parceira neste ano e que 2017 seja incrível para nós! Beijo na família!

  • Beatriz Borges
    dezembro 22, 2016

    Que bom foi poder dividir contigo este projeto lindo. Obrigada pela oportunidade. E que festa linda é o Chanucá, eu desconhecia a história toda.

    • Adriano BISKER
      dezembro 23, 2016

      Eu que agradeço ter você como parceira! E Chanucá é uma festa incrível mesmo, adoro!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.