O que todos os pais passam em comum…

pai oriental e seus filhos

Quando nasce um bebê, você percebe algumas coisas: Que cada história do nascimento é única. Que cada recém-nascido tem suas próprias necessidades. Que cada casal tem a sua própria maneira de como cuidar do bebê.

Mas, apesar destas diferenças, existem fatos que todos pais novos terão em comum, você vai concordar comigo!

Zumbi

Não tem jeito. Nas primeiras semanas e meses você irá virar um zumbi do sono. Os recém-nascidos têm que comer durante toda a noite. E os padrões de sono somente se estabelecem após alguns meses. Sua rotina de sono certamente será perturbada. Você vai ficar cansado, acredite.

Dicas? Tire cochilos (vários),  durma quando você puder. Se revezam para fazer as trocas com o bebê. Com o tempo as coisas vão facilitar.

Momento Han Solo e Chewbacca

Sabe a comunicação entre os personagens de Star Wars? É o que vai acontecer entre você e seu bebê. Inevitável. Você fala e o bebê entende, o bebê responde com sons diversos e você compreende tudo. Está formada uma dupla dinâmica.

Montanha russa 

Seja bem-vindo à bordo, apertem os cintos e prepare-se para dar várias voltas em uma montanha russa emocional. Sejam os hormônios, privação do sono, ansiedade ou euforia, todo o psicológico pode fazer os pais (especialmente as mães) terem fortes emoções. Aceite, isso é normal e com o tempo, muda.

Dicas? Deixe os sentimentos fluir e tenham paciência um com o outro. Se confortem, escutem, conversem. Se os sentimentos de depressão, ansiedade ou raiva forem muito fortes, fale com o seu médico o mais rapidamente possível.

Manual do pai

O seu primeiro de manual “Como ser um pai” foi escrito e entregue por seus próprios pais. Eles eram seus modelos originais. Às vezes, isso pode criar uma ansiedade, se a sua infância foi de certa forma complicada. Outras vezes, você pode sentir confiança e otimismo, caso tenha boas recordações. Saiba que seus sentimentos sobre parentalidade, sejam negativas ou positivas, foram influenciados por sua infância – mas que você pode moldar-se para o pai que você quer ser.

Dicas: Seja você mesmo. Se decidir fazer as coisas da forma diferente de como foi criado, faça. Se você está se sentindo mal preparado para embarcar na aventura da paternidade, procure modelos positivos de papéis junto aos amigos e profissionais que podem te ajudar, compartilhando conhecimento e incentivos. Todos vão te ajudar a se sentir mais confiante e preparado.

Amor e ódio

Em algum certo momento você irá querer fazer declarações de amor à sua parceira, No momento seguinte, que ela vá para Marte (e passe um tempo por lá)… Ver o seu companheiro encher de cuidados o seu bebê é uma coisa linda e você se sentirá mais atraído do que nunca. Por outro lado, um bebê exige muita atenção, que pode tomar o tempo que liga um ao outro. Adicione hormônios e exaustão nesta mistura, e as irritações podem ser intensificadas facilmente.

Dicas? Conectem-se um ao outro quando puderem. Seja um abraço. Um afago no sofá. Uma pequena massagem.  Lembre-se, tudo isso é temporário!

“Take it easy”

Acredite, com o tempo as coisas ficarão mais fáceis, à medida que os meses e anos passam. Você terá mais tempo para si mesmo e para a sua parceira. Você também vai se sentir mais confiante como um pai. Quando as coisas ficam difíceis, o incrível amor que você sente por esta pequena criatura que você está cuidando vai te levar através dela. Embarque nesta aventura. Você realmente pode fazer isso.

E você,  o que mais acha que todos os pais passan em comum?

 

Compartilhe:

Este post tem 43 comentários

  1. Luciana

    Lindo o texto e as dicas.. O amor que os pais sentem pelos filhos com ctz é infinito, apesar de toda a dificuldade que um filho traz assim que nasce!!! Tentar facilitar as coisas, ter paciencia é mto fácil dizer, mas a prática não é tão simples… mas como vc disse… com o tempo tudo fica fácil e o que era tarefa pesada, passa a ser até prazeroso… Adorei… bjs

  2. Fanny leão Carpentieri

    Sensacional!!!
    Eu amo seus posts. De onde vc tirou star wars hahahha. Cara Eh muito bom !!! E posso dizer que vc tem toda razão. Do nada vc percebe que seu filho está brincando no quarto sozinho e vc consegindo assistir aquele programa q achou q nunca mais iria conseguir assistir!!!
    Bjs

    1. Do Star Wars? Me fala se não pensou a mesma coisa ao ouvir o Chewbacca conversando com o Han Solo? hahahah Programas? Assistir algo inteiro? Quando: Onde? Como?? 🙂
      bjs!!

  3. Falou tudo … Somos diferentes mais ao mesmo tempo iguais … O meu filho sempre foi de dormir a noite toda desde que nasceu eu só acordava para amamentar pois o meu despertador (vulgos peitos RS) me acordavam senão íamos direto, (meu marido diz que é por isso que eu quero mais um rsrs pois amo dormir rs), mais mesmo assim a rotina acaba sendo cansativa pois quando estamos pegando no sono de novo lá ven mais uma mamada, e por isso eu aproveitava durante o dia quando ele dormia para dormir tbm (senão meu nome era mal humor).

    Abraços Mi Gobbato – Espaço das Mamães

  4. Fabiana

    Adriano que texto perfeito! Estou virando sua fã.
    Normalmente, vemos mães relatando essa difícil fase inicial. Ótimo ver sua visão e dicas. Realmente, o casal passa a viver um misto de amor e ódio. É preciso muita paciência e compreensão para tudo não ruir…

  5. Ludmila

    Estou adorando seus textos!! Mto bom!! Amei as dicas!!!

    Mila

  6. Marta

    vc stá certissimo!!! Adorei seu texto, seus post sempre interessante. família linda!

    1. Obrigado querida!!! Bom ter você acompanhando, vendo que temos muito em comum! bjs

  7. Tatiane Gallas

    Adoro teus textos Adriano! E essa da comunicação star wars? Hahaha adoro esse humor paterno, mas é assim mesmo e o tempo, ah o tempo ajuda! Abraço!

    1. Tem que manter o humor e sempre!!!! Se não piramos!!!!! Falta muito pra este tal de tempo ajudar? rs

  8. Juliana

    Pura verdade! É difícil mesmo, mas a gente adora!

  9. Carol gandra @carolallmix

    É bem assim mesmo! E eu me achando anormal. Kkkkkk

  10. Carol gandra @caro

    É bem assim mesmo! E eu me achando anormal.

  11. Laís Sass

    hahaha ADOREI!!! tudo isso é verdadeiro, tudo isso é valido! e viveria tuuuuudo outra vez! <3 (principalmente a "montanha russa" hahaha)

  12. Eu sou zumbi até hoje , adorei o post e me vi em cada pedacinho! Só o tempo faz ficar tudo mais fácil e se conectar ao parceiro é o melhor para superar as dificuldades e curtir todos momentos bons.

  13. Jacky lima

    Me vi nesse post! Realmente a maternidade é igual para todos.

  14. Alê Nunes

    Muito bom teu texto, tô rindo e me identificando tb, hehehe.
    Vou compartilhar teu post lá na Página

  15. Leiliane

    Que texto veridissimo kkkkkk somos diferentes mais no fundo no fundo temos sentimento parecidos! !

  16. Marcelle Tabosa

    Texto super divertido e verdadeiro. Vou colocar Igor pra ler tb!

    1. Legal, obrigado!!! esta é a intenção, compartilhar ao máximo nossas idéias! bjs

  17. Super verdade.
    Momentos como zumbi e amor e ódio são inevitáveis.
    E é realmente a montanha russa que da a emoção necessária para a vida!

  18. Função do pai é tão importante como a função da mãe!!! Pai não é ajudante
    Amei o texto!!!

  19. Juliana

    Sábias palavras! Especialmente sobre o manual dos pais!

  20. Eu imagino, deve ter sido complicado mesmo.. Mas, passa né? Agora vamos em frente!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Estamos em um momento que temos um excesso de informações, estímulos, com pessoas hiper conectadas e parei para pensar se o método de ensino tradicional

Leia mais »

Para você, mãe cansada.

Um texto para você, mãe cansada: Às vezes você não percebe o quanto realmente está cansada. Você enrola o tempo, deixando passar. Eu vejo você

Leia mais »