Educação se ensina em casa

grupo de crianças

Com certeza você já passou ou presenciou a seguinte situação:

Quando uma criança educada, que chega em um lugar e sem que os pais mandem, vai e cumprimenta a todos com um sorriso no rosto…
E pensou que no fundo queria que o seu pequeno fizesse igual??

Enfim, isto não é um milagre. Claro que tem de observar as características de cada um, já que as crianças tímidas terão mais dificuldade para se soltar, certo?

Por várias vezes brigava com meus filhos, que ele tinha de ser educado, que era legal dar um oi e beijo nas pessoas, e nada saia desta briga…

Foi quando li esta dica interessante e decidi colocar em prática:

Ao invés de falar pela centésima vez que o filho tem que dar um beijo nos familiares, deixe que a criança se comporte como sempre (ou seja, esquivando-se do cumprimento), e..
IMPORTANTE!
 Não comente absolutamente nada na hora.

Deixe passar alguns minutos.

Isso mesmo!  E, quando ninguém mais der bola para o que passou, sente-se ao lado da criança e explique, de maneira simples e direta, que crianças educadas param para cumprimentar os mais velhos quando chegam a um determinado local (e que, se ela queria ser educada, deveria fazer exatamente isso). E mais: que as pessoas ficariam muito felizes com sua atitude.

Faça um teste, veja se dá certo com o seu e me fale!

Obs: Não creia que irá dar certo na primeira vez e que, se der certo (duvido!) já a partir da segunda vez a criança irá sempre ser educada, você terá de fazer algumas vezes, claro!

Afinal, educação se ensina em casa!

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Um sábado de manhã

Paiiii “, uma das minhas filhas de quatro anos (que deve estar sussurrando, mas só vejo os seus pequenos lábios se mexendo) naquele sábado de manhã.

Leia mais »

Como conversar com filhos

Quando falamos de relacionamento em família, nada é mais valioso do que saber como conversar com filhos. Eles crescem e aumentam suas dúvidas, questões e

Leia mais »