Sim. eu amo e muito os meus filhos.
No entanto, as vezes acho que é quase impossível gostar deles. Se você é um pai (e honesto), você já passou por isso, também (aqueles momentos em que você olha para o seu filho e quer saber o que diabos você vai fazer para sobreviver nos próximos 10-15 anos. Ou, os próximos 10-15 minutos…)
Eu estava passando por um destes pensamentos recentemente.
Então, uma noite coloquei para dormir minhas filhas e, após, meus filhos em suas camas, e passei a pensar sobre o quanto eu valorizo esta parte específica de ser um pai – este breve, mas precioso momento de conexão com todos eles.
Isso me lembrou que não basta sobreviver entre as crises, me lembrou que eu tinha esquecido de me concentrar no que eu gosto sobre ser um pai … Claro, e o que eu gosto sobre todos os meus filhos.
Então, como um exercício para restaurar alguma sanidade e paz na minha cabeça, passei algum tempo, considerando as melhores partes de ser pai desta turma toda.
E, em vez de tentar produzir uma impressionante longa lista, eu peguei estas para meditar e refletir:
Suas risadas
Se é de cócegas que eu comecei ou bobagens auto iniciada, os risos dos meus filhos nunca deixam de aquecer minha alma. Eu sempre amei. Mas, especialmente agora, que as dores de crescimento, confrontos e independência de exercício estão se tornando mais frequentes. Suas risadas desenfreadas criam um vórtice que arranca qualquer estresse do lugar, deixando apenas a alegria de ser uma família.
Seus abraços
Existe alguma coisa melhor do que um abraço de seu filho? Não na minha experiência. No entanto, sempre me pego surpreendido e feliz quando ganho um espontâneo abraço. Dica valiosa: Nunca seja o primeiro a abrir os braços quando estes momentos acontecerem.
Suas imaginações
Se eles estão jogando algo faz de conta, contando os detalhes de uma aventura, de um sonho ou explicando um desenho – a imaginação dos meninos é sempre dobrada.
Houve um tempo quando eu ficava triste que eles não eram tão bons artistas para contarem as suas histórias, mas eu já superei isso. Agora, para mim, é mais de uma emoção de não saber imediatamente o que estou vendo. Minecraft? Personagens grandes ou pequenos? Não importa. O que importa é a minha sorte de estar no meu lugar na primeira fila para o funcionamento interno de suas mentes sempre ativas. E já encomendando a pipoca para as futuras mentes das trigêmeas.
Seus olhos descobrindo o mundo
Eu tento segurar elas num canto. Mas ao ver o brilho em seus olhos ao visualizarem algo novo, algo a ser alcançado me traz orgulho de acompanhar os seus crescimentos, seus passos que, lentamente levam ao objeto visado, vislumbro os seus desejos e força de vontade de superar os obstáculo (seja eu um deles…)
A vida como pai é uma aventura da qual nunca me canso … Ok, isso não é verdade – às vezes eu estou muito cansado. No entanto, é sempre divertido de assistir a tudo isto!
Seus medos do escuro (tipo de)
Quando eles começaram a expressar os seus medos do escuro, seus pensamentos assustadores, ou hesitação para ir certos lugares na casa sozinho, eu já sabia que é algo normal para as crianças desta idade, como eles se tornam mais consciente, mais em sintonia com as coisas acontecendo em seus pequenos cérebros. Então, agora, depois de escovação e da leitura de histórias, alguns momentos de “ficar juntos” foram anexados ao ritual de dormir. Isso me traz de volta para o que inspirou esta lista – estes poucos minutos de quase ainda, a ligação não-verbal entre pais e filhos. Um momento que vejo a segurança que todos tem em mim como seu pai.
Poderia colocar mais e mais pensamentos, mas estes foram os que me levaram a fazer este texto…
E você, pode pensar em coisas que você mais gosta sobre seus filhos? Se você fizer a sua própria lista, eu gostaria de lê-la e compartilhar nos comentários!
Este post tem 39 comentários
Realmente, tem momentos q precisamos ver as partes boas. Pois por mais trabalho que dê, ter filhos é a melhor coisa do mundo
Com certeza, Alê!
Estar com os filhos (no meu caso, com meu filho) é o maior prazer que tenho! Não sei se conseguiria chegar a uma lista igual a sua, pois tudo nele me enche de amor… Claro, tem momentos que me tiram do sério, mas quando a sanidade volta a vontade é só de abraçar e cobrir de beijos… Parabéns pelo pai exemplar que é! Abraços
Adorei seu comentário Luciana, com carteza seu filhote sabe o significado do AMOR, levando isto com ele para sempre!!
Adorei o texto .. Realmente não tem coisa melhor do que abraço e beijo dos filhos e os espontâneos são os melhores, o período do medo de escuro aqui passamos as vezes meu filho não quer ir sozinho até a cozinha que a luz está apagada e da sala acessa a qual ilumina a cozinha …
Michele Gobbato
Que engraçado com estes medos são universais né Michele?
Amei o texto! Patabens!!! Sempre temos que tentar olhar o que tem de bom, tudo fica mais leve! E sempre temos algo a agradecer, mesmo nas tempestades! Qdo entramos na energia da gratidão, a fúria, a irritação, o cansaço vão embora! Uma gargalhada muda tudo! Amei!
Mila
Mila, energia positiva é tudo! Amei seu comentário!
KKK Isso ai, procurar cada detalhe que faz ama-los isso ajuda a diminuir algumas afliçoes !
E haja aflições, Leiliane!
Ótimo texto. Já tive momentos de pensar se havia feito a escolha certa, mas foi só parar para pensar a vida de antes e agora para notar que mesmo com trabalheira a vida é melhor com filhos!!
Filhos, somente quem tem sabe dar um valor diferente à tudo nesta vida!
Tem horas que da vontade de sair correndo mesmo, mas no meio do caminho já queremos voltar. A lista é grande, mas acho que tu escolheste bem, os sorrisos, os abraços e as descobertas deles são incríveis!
Tatiane, onde é a rota de fuga? Brincadeira, é isso mesmo, tudo passa ao menor gesto de amor!
Gostei muito do Post! É bom saber que existem pais normais e não só aqueles de comercial de margarina!
Jacky, como assim? Eu sou um pai de comercial de margarina!! Hahahahah!!
Muito bonito seu relato sobre a paternidade! Realmente, esses breves momentos pagam toda a eternidade!
Obrigado Juliana!!! Sempre ser sincero que no futuro os filhos saberão os pais que ees tem!!!
Texto lindo! Realmente precisamos valorizar cada momento, pois nos momentos mais simples que está o melhor de ser mae e pai.
Aqui aproveito cada minuto que estou com meu ursinho!
Gleysa, cobre de beijos e abraços seu ursinho!!
São nos detalhes os melhores momentos da vida, não é fácil em muito momentos, mas vale sempre a pena
Sempre!!!!
Amo tudo em minha filha!!!
Amo a risada, o carinho, o dengo
Filhos são presentes de Deuss ❤
Uma benção!!!
Amei o texto, parabéns
Obrigado Mariana!!
Muito lindo!!! Adoro ler seus textos. Beijos
Que legal Fanny! É um prazer ter você em nossa jornada!!
DEMAIS!!!! Eles são demais, é um amor inexplicável, mas sendo honesta, tbm tenho pensamentos como vc. rs
Afinal, somos humanos!!!!
Semana passada Heitor teve seu primeiro pesadelo, e quando o ouvi (e vi) me chamar pela babá eletrônica, fui ao quarto dele, ele me deu os braços e o peguei no colo, senti nitidamente a sensação que ele sentiu de estar protegido naquele abraço, de que, mesmo se qualquer coisa viesse a ameacar acontecer a ele eu estaria ali para protegê-lo. ❤️❤️❤️
Que momento delícia e inesquecível! Este pequeno ser mostrar o amor por estar protegido pela mãe! Lindo!!
Boa tarde Adriano,
Lindas palavras pois eu amo cada pedacinho do meu Gabriel, a risada dele é a melhor do mundo inteiro, e aquele abraço pedindo desculpas quando faz mal criação e fica de castigo, ou quando tenho algum compromisso na rua e não posso levar ele, ele pede para a avó ligar para mim e ai ele me fala Te amo mamãe.
Isso me enche de alegria, as vezes ele me tira do sério , está na fase da mal criação, então fica de castigo e depois de um tempo ele vem e me da um abraço e pedi desculpas, ai fica tudo bem novamente.
A tarefa nossa de educacar não é fácil mas eu amo muito, e o que me deixa feliz é que estou me esforçando muito e me empenhando para ele ser um ser humano muito melhor que eu.
Um abraço.
Mari
vamosmamaes.blogspot.com.br
Mari, lindas e sábias palavras! Não basta dizer que ama, tem que educar e dar broncas (se necessário)!
Com o tempo ele mesmo virá para te agradecer por tudo!
Continue assim!!
Adriano,
Que belas palavras. Isso só nos faz entender ainda mais o significado e sentido da palavra PAI.
Parabéns, vc é um com P maiúsculo!
Obrigado querida! É fácil ser pai, basta saber que os filhos estão aí e amam os seus pais, incondicionalmente e aproveitar cada momento!
Amei o texto!!
Show Bisker, sou teu fã 😉
É recíproco,meu amigo! abss