Crítica: Mogli – O menino lobo (2016)

Por 0 No tags Permalink 3

Fui convidado pela Louise, do querido blog Manual de uma mãe para assistir em primeira mão um clássico que remete à minha infância, o aguardado filme da Disney Mogli – O menino lobo.
Espero que vocês gostem tanto como eu adorei escrever como um “crítico de filmes”!

 

A minha primeira surpresa foi saber que o filme é dirigido por Jon Favreau (Homem de Ferro).  Com base na história atemporal de Rudyard Kipling e inspirado pelo filme animado clássico da Disney, Mogli, o menino lobo é uma “live-action” de aventura épica sobre Mogli (o estreante Neel Sethi), um filhote de homem que tem sido criado por uma família de lobos.

 

THE JUNGLE BOOK (Pictured) MOWGLI and BALOO. ©2016 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.

Mogli descobre que ele não é mais bem-vindo na selva quando o temível tigre Shere Khan (voz de Idris Elba/Thiago Lacerda), que carrega cicatrizes feitas pelo Homem, promete eliminar o que ele vê como uma ameaça.

Instado a abandonar a única casa que ele já conheceu, Mogli embarca em uma jornada cativante de auto-descoberta, guiada pelo mentor pantera negra Baguera (voz de Ben Kingsley/Dan Stulbach) e um urso de espírito livre, Balu (voz de Bill Murray/Marcos Palmeira).

Ao longo do caminho, Mogli encontra criaturas da selva que não têm exatamente seus melhores interesses no coração, incluindo Kaa (voz de Scarlett Johansson/Alinne Moraes), uma cobra cuja sedutora voz e olhar hipnotiza o homem-filhote e o bem-falante Rei Louie (voz de Christopher Walken/Tiago Abravanel), que tentam coagir Mogli a desistir de sua jornada.

 

Mowgli (newcomer Neel Sethi) meets Kaa (voice of Scarlett Johansson) in “The Jungle Book,” an all-new live-action epic adventure about Mowgli, a man-cub raised in the jungle by a family of wolves, who embarks on a captivating journey of self-discovery when he’s forced to abandon the only home he’s ever known. In theaters April 15, 2016. ©2015 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.

A minha surpresa com o diretor Favreau, um adepto de pirotecnias, é que ele nunca perde de vista o fato de que está fazendo uma história de aventura para as crianças e adultos, cativando e envolvendo com uma tecnologia de ponta que nos deixa de boca aberta, vide a cena da abertura, o que nos faz crer que não foi totalmente produzido em estúdio e sim filmado numa floresta. O trabalho em 3D impressiona o suficiente para justificar o preço do bilhete e recomendar que veja com esta tecnologia.

Como todo bom filme da Disney, nos passa várias mensagens, tais como amizade, respeito às leis e hierarquia (ah, como adoraria ser um lobo que bastaria falar baixo para meus filhos: Entrem em casa e todos obedecerem na hora!) bem como não poderiam faltar as famosas músicas.

Uma coisa bacana é saber que o desenho Mogli foi o último produzido pelo mestre Walt Disney, que faleceu em 1966, sem ver o resultado final, um dos maiores sucessos da vasta coleção da Disney.

Acredito que  o estúdio terá mais um grande sucesso e não acho que deva se rivalizar com o clássico desenho animado de 1967, mas o filme consegue envolver o espectador de um jeito tão bom que que tais comparações são desnecessárias.

O filme combina perfeitamente “live-action” com animais e ambientes realistas, usando muita tecnologia em 3D para nos contar uma boa história e imergir o público em um mundo encantado e exuberante.

Mas também achei o filme sombrio, com cenas escuras e intensas que podem vir assustar os espectadores menorzinhos.

Recomendo e muito ver!

E obrigado à Louise pelo convite!

 

Bagheera (voice of Ben Kingsley) mentors Mowgli (newcomer Neel Sethi) in "The Jungle Book." In theaters Oct. 9, 2015, the all-new live-action epic adventure tells the tale of Mowgli, a man-cub raised in the jungle by a family of wolves, who embarks on a captivating journey of self-discovery when he’s forced to abandon the only home he’s ever known. Concept art by: Jonathan Bach. ©2014 Disney Enterprises, Inc. All Right Reserved.

Veja o trailer:

E muito legal, um pouco dos bastidores da filmagem:

E olha que bacana, foto de todos os dubladores juntos:
dubladores mogli

FICHA TÉCNICA

Gênero:Aventura
Direção:Jon Favreau
Roteiro:Justin Marks
Elenco: Allan Trautman, Andy Serkis, Ben Kingsley, Bill Murray, Brandon Henschel, Christopher Walken, Emjay Anthony, Giancarlo Esposito, Idris Elba, Lupita Nyong, Neel Sethi, Sara Arrington, Scarlett Johansson.
Dubladores: Dan Stulbach, Marcos Palmeira, Thiago lacerda, Alinne Moraes, Tiago Abravanel, Julia Lemmertz
Produção: Brigham Taylor
Fotografia: Bill Pope
Montador: Mark Livolsi
Trilha Sonora: John Debney
Ano: 2016
País: Estados Unidos
Estreia: 14/04/2016 (Brasil)
Distribuidora: Disney
Estúdio: Walt Disney

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.