Crenças de como ser um bom pai

Wheeland Photography www.wheelandphotography.com

21Sempre ouço que “criar filhos é o trabalho mais difícil do mundo”

A verdade é que não existe um “caminho certo” ou “fórmula certa” para ser um bom pai. Sejam as circunstâncias, valores, cultura, a própria educação dos pais ou a experiência com os sucessos e fracassos anteriores de paternidade.

Fato é que todo mundo tem a sua opinião. Mas, afinal, quem se importa? Como você é o pai, serão as suas escolhas, certo?

Veja, ser pai é uma escolha tão pessoal, que é provável que nunca encontraremos um consenso do que é certo ou errado. O problema é que, muitas vezes, (convenientemente) nos esquecemos que ninguém é perfeito, especialmente quando se trata de paternidade. Certamente eu fui criado de forma diferente do que eu estou criando meus próprios filhos. Mas tenho algumas crenças que todos os bons pais fazem:

Contar as suas bênçãos

Pai ruim não contam as suas bênçãos. Eles veem seus filhos como um fardo. Eles veem os seus sacrifícios como inconvenientes, na melhor das hipóteses. Mais frequentemente, eles são ressentidos e consideram os sacrifícios pessoais uma tremenda injustiça, e tratam de evitá-los a todo custo.
Bons pais sempre encontram um jeito de apreciar a bênção de ser um pai. Não importa a extensão da dificuldade, bons pais estão dispostos a fazer o que é o melhor para o seu filho.

Mostrar o caminho

Maus pais não se esforçam em criar futuros homens e mulheres. Eles fazem seus filhos crescerem para continuarem sendo crianças. Eles não têm planos, regras, expectativas e “técnicas” de paternidade que deliberadamente irão ajudar seus filhos no futuro. Eles preferem ser um bom amigo a ser um bom pai. Bons pais tentam dar aos seus filhos as ferramentas para sair para o mundo e ajuda-los a serem felizes em sua fase adultas por si mesmos.

Olhar para os outros

Maus pais são narcisistas. Eles nunca acreditam que eles têm o suficiente. Tudo é realmente apenas sobre eles.
Bons pais não espera que o mundo gire em torno deles. Bons pais são doadores. Porque eles são cientes de suas bênçãos.

Aprender constantemente a ser melhores pais

Maus pais não estão aprendendo a ser pais melhores. Eles têm uma visão tão simplista sobre educação de filhos que eles não vêem qualquer razão para fazer algo diferente. Eles estão sempre certos.
Bons pais se adaptam às mudanças. Bons pais sempre buscam novas informações.
Um mau pai é rápido para desistir. Se sua relação com o seu filho não tem confiança, divertimento ou respeito, ele fatalmente irá desistir após poucas tentativas para encontrar uma solução.
Bons pais não cedem ou desistem de criar seus filhos. Sempre. Eles não desistem, só porque eles não sabem como lidar com algo. Eles aprendem. Ou buscam o aprendizado.

Ensinar o bem através de exemplo

Maus pais não ensinam o bem: Eles podem intencionalmente ensinar ódio e narcisismo.
Bons pais, independentemente do ponto de vista religioso, cultural ou educação, ensinam os filhos a serem boas pessoas, através do exemplo.
Bons pais não intimidam as pessoas em suas vidas. Eles ensinam seus filhos a apoiar os outros através dos seus próprios exemplos de ser um bom amigo.
Bons pais pedem desculpas para os outros quando eles estão errados. Através deste exemplo, eles ensinam aos filhos a humildade.
Bons pais são honestos. Eles darão o exemplo de ter integridade.
Bons pais falam e se preocupam com o mundo. Eles ensinam seus filhos a fazer parte de uma comunidade. A cuidar da natureza
Bons pais ensinam seus filhos a amar, fazendo-os se sentirem amados.
Ou seja, bons pais ensinam pelo exemplo.

Estas são algumas de minhas crenças. Como disse antes, não há um consenso do que é certo ou errado. Sinceramente? Faça o que seu coração mada. Eu farei o que o meu entende o melhor.

Compartilhe:

Este post tem 36 comentários

  1. gabriella

    Adorei o texto! Infelizmente nem todos os pais tem essas consciências! PARABÉNS

  2. Carol gandra @caroleassinhazinhas

    Pra mim ser um bom pai significa tempo com qualidade, dedicação e muito amor.

  3. Adorei o texto e concordo com ele, mais infelizmente alguns maus pais acham que estão sendo bons pais né ….

    Michele Gobbato – Espaço das Mamães

    1. Tem de tudo.. Infelizmente.. AM vamos fazer nossa parte e aos poucos mudar esta concepção errada…

  4. Deia Tomaz

    Lindo texto. Grandes pais sao realmente os q investem tempo na vida dos filhos… Educar é trabalhoso e muitas vezes é mais facil ser parceiro do filho ao inves de ser pai. O problema é q a vida cobra e la na frente isso fara diferenca!

  5. Fabiana

    Muitos pais precisavam ler seu texto. Há muitos bons pais por aí, porém uma infinidade de homens que nem ligam para paternidade. Deixando a responsabilidade toda para a mãe. Ou sobra para outros familiares…
    Continue com suas crenças!!

  6. Um dos melhores textos que li esse ano 😉 Parabéns !!!!! Sou fã do Pai de cinco 😉

  7. Marcelle Tabosa

    Bisker, confesso que fico esperando pelos seus textos, sempre tão verdadeiros, bem escritos… Parabéns!

  8. Fanny leão Carpentieri

    Bisker vc Eh demais!!! Amo
    O que escreve! Já te falei isso e vou falar sempre !!! Beijao

  9. Amei o texto, Bisker. Pena que nem todos os pais pensam e agem assim. Graças a Deus acredito nessa geração de paternidade ativa! Parabéns!

    1. Tem de tudo né Louise… Mas vamos fazer a nossa parte que aos poucos cada vez mais teremos uma paternidade ativa!

  10. Luciana

    Lindo o texto… emocionei!!! Agradeço a Deus por ter escolhido um excelente pai, que é super presente na vida da nossa joia! Parabens por ser um pais exemplar… bjo

  11. Adrianny

    Que excelente texto!! Precisamos de mais papais como você

  12. Ludmila

    Ser “bom” ou “mal” pai ou mãe sempre gera polêmicas! Apesar de existirem valores e conceitos universais, nem todos pensam a agem como nós (teoricamente bons pais). Fico triste ao ver pais agindo da forma que não deveria, pois quem sofre é a criança! Me parte o coracao! Mas aprendi que de nada adiante falar, pois para eles, estão fazendo certo e nos que estamos loucos! A inversão dos valores é muito presente na nossa geração, e quem foi criado dessa forma, criará os filhos igual!
    Parabéns pelo post!

  13. Leiliane

    Eu simplesmente amoooo os seus textos, belissimo !! PARABENS !!

  14. Alê Nunes

    Concordo muito, não existe ‘receita de bolo’ para criar filhos, não é porque é bom para o meu filho, que vai ser para o seu. O melhor é seguir nosso coração!
    Alê Nunes

  15. Lindo texto, gostaria que ele chegasse a todos os pais que se julgam bons e nem sabem oque é ser paipai! Graças a Deus aqui marido é um pmaravilhoso, mas sei que são poucos né

    1. Tem de tudo, mas cada um de nós temos que olhar para si mesmo e ver o que quer de melhor para si e sua família né?

  16. Jacky lima

    Se todos os pais tivessem essa consciência o mundo seria um lugar mais bonito! Parabéns!

  17. Mariana

    Adorei o texto, eu não tive uma referencia de pai em casa , pois minha mãe foi a mãe e o pai e ela fez o melhor dela.
    O Gabriel tem um pai muito bom e presente, mesmo longe trabalhando ele está presente na vida dele, e isso vai fazer muita diferença para ele na vida adulta.

    Bjs

    Mari

    vamosmamaes.blogspot. com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Chag Purim Sameach!

Estamos durante as festividades de Purim. Purim é um dos mais alegres e festivos feriados na tradição Judaica, sabia? A fonte desta festividade está no

Leia mais »
Viagem em família é inesquecível

Viagem em Família

O final do ano é a época perfeita para criar memórias duradouras com a família, e uma viagem especial pode ser a chave para uma

Leia mais »