Como lidar com seus pequenos monstros

Onde vivem os monstros” (título original: Where the wild things are) é um maravilhoso conto infantil de Maurice Sendak.

Conta a história de Max, um menino que encontra no mundo dos monstros a possibilidade de revisitar seus conflitos internos.

Todas as crianças possuem a capacidade de desenvolver fantasias conscientes, tornando suportáveis as frustrações experimentadas na realidade.

Venho presenciando em minhas filhas as suas frustrações, birras, medos, a sensação de não pertencimento e emoções agressivas, que nos parecem que não há nada que possa ser feito.

Esse lugar de “onde vivem os monstros” nos é familiar, mas está cuidadosamente separado da vida real de Max.

O conto nos dá a ideia de que não é prejudicial permitir que a fantasia nos domine um pouco, desde que não permaneçamos presos a ela. No final, o personagem retorna à realidade – feliz, mas sem magia.

Cabe a nós pais, a função de ajudar os nossos filhos a dominarem as dores deles e dialogarem com seus monstros, buscando superar as decepções, dilemas e rivalidades fraternas.

Através de suas frustrações, as crianças percebem seus próprios limites, assim como sua vulnerabilidade e impotência: Max consegue relacionar-se de maneira mais realista com os outros sem destruir ou ser destruído, descobrindo que não consegue manter a felicidade e a satisfação o tempo todo e para todos.

 

Afinal, existe um monstro em cada um de nós, não é mesmo?

E por aí, me conta como que você lida com seus “pequenos monstros”?

 

 

2 Comments
  • Rafael
    fevereiro 19, 2021

    Esse livro é maravilhoso e já até gravei vídeo sobre, é perfeito pra gente conversar indiretamente com as crianças sobre frustração, liberdade e responsabilidade. Ótima dica <3 Sobre como lidamos com esses monstros por aqui, deixamos eles existirem e se expressarem, mas não dominarem.

    • Adriano BISKER
      março 3, 2021

      Vindo de você, tenho a certeza que é um dos melhores livros a serem indicados mesmo! Quero ver o seu vídeo, Rafa! me manda aqui nos comentários o link para que possamos ver?
      Abração!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.