Como estimular e ler para seu filho

Por 33 , , , , Permalink 9

Se tem uma coisa que amo e amo mesmo é ler para os meus filhos. Pegar um livro, sentir sua textura e cheiro faz parte de um ritual meu que já vejo meus filhos repetindo e com prazer. Hoje eles estão maiores e adoram escolher novos livros para lerem e, por incrível que pareça, ainda me pedem para ler!

É sabido que a leitura junto com o filho fortalece o vínculo e faz a imaginação voar solta. Os primeiros anos na escola serão quando seu filho vai aprender os sons e formatos das letras para a leitura dos livros sozinhos. Mas não basta deixar tudo com a escola, você pode fazer a sua parte!

Alguns amigos, me vendo ler para meus filhos, perguntaram como que consigo fazer as crianças ficarem paradas e prestando atenção…  Assim, decidi escrever algumas dicas para que este momento seja prazeroso para todos!

pai-lendo-para-bebe

Eu leio desde quando todos meus filhos eram bebezinhos!

Quando ler?

Não adianta decidir de supetão parar tudo e começar a ler, achando que irá atrair a atenção de todos. Se as crianças estiverem focadas em seus brinquedos ou atividades, esta é uma hora errada. Eu tenho um hábito de ler antes de dormir, e dia após dia, meus filhos passaram, ao irem para a cama, a pedir pelos livros. Assim, crie este hábito de horário para ler.

Que livro ler?

Para os mais velhos, antigamente eu pegava um livro na estante e começava a ler. Vi que não dava certo. Assim, mudei a estratégia, pedia para que eles escolhessem o livro para ler. Isto funcionou (e muito!) Eles ficam com mais vontade de acompanhar após terem tomado esta “importante decisão”!
Para as minhas trigêmeas, pego livros específicos de bebês, com figuras coloridas (alias, por que elas amam comer os livros?)   :roll:

Como envolver

Conforme a idade da criança, use e abuse dos artifícios. É criança bem pequena? A história não será compreendida, mas os sons, caretas e gestos superlativos sim e farão toda a diferença. Deixe os bebês tocarem os livros, aponte as figuras, eles amam!

São maiorzinhos e já entendem o texto? Faça vozes diferentes, para o “vilão’ coloque uma voz diferente do usual, quando ver que virá uma pergunta ou exclamação, faça a entoação certa para manter a curiosidade do que vem…

Você pode ajudar a criança a ter o foco nas letras e palavras fazendo algumas pausas na leitura e perguntando de forma envolvente (sempre durante momentos apropriados da história), veja alguns exemplos:

– “O que você acha que acontece a seguir?”
– “O que você acha que a (personagem) deve fazer?”
– “Você acha que ele deveria ir dormir já?”

Ao parar periodicamente (sem interromper a história), e perguntar o que está achando daquelas palavras, você está ajudando o seu filho a ter foco, impulso, controle e interação. A sugestão para este tipo de atividades de lazer e leitura é entre 3 a 4 anos.

Importante, ao ler, não leia como se fosse um discurso para um cliente, varie o ritmo, aumentando quando é um momento tenso ou abrandando quando for mais calmo.

Seguem algumas outras dicas para serem usadas no dia a dia de como incentivar a ler e aprenderem a reconhecer palavras:

 

filho-lendo-livro

Cenas que amo ver: Eles lendo!

Seja um modelo de leitor:

Como? Leia! Seja revista, livro, jornal, mail, o que for, desde que tenham palavras. Você tem que mostrar ao seu filho que a leitura e alfabetização são partes da vida cotidiana em sua casa. Ou seja, simplesmente observando você lendo um jornal irá ensinar seu filho a importância da coleta de informações!
Obs: Não vai ajudar se você ficar lendo as contas de celular, energia e do cartão e crédito na frente dele! :D
(Sugestão: Para todas as idades)

Durante o passeio de carro:

As crianças são incríveis reconhecendo e recordando as formas e logos, assim, já sabe a brincadeira né?

– “Que letra é aquela da lanchonete que está em amarelo sob o fundo vermelho?
– “O que significa este logo?”(Não, este não é um post patrocinado por uma rede de lanchonete, ok?  (Idade: 2-3 anos)

Brincadeiras lúdicas de escrever.

O seu filho não tem que estar pronto para o lápis para começar a aprender suas letras. Tente espalhar, por exemplo, farinha de qualquer alimento em uma assadeira e mostre-lhes como formar letras na mesma com o dedo. Ou fazer massinhas, moldando as letras… Ou quem sabe ajudar a cortar letras grandes de uma revista e colá-los em um pedaço de papel. Este tipo de material é ainda mais eficaz porque as habilidades motoras também entram na brincadeira do aprendizado!  (Idade sugerida a partir de 2 anos)

Chega de ler e vamos dormir!

Uma super dica que aprendi em como um livro ajuda a dormir: (eu sei, é truque sujo, mas funciona! Ao ler, intencionalmente boceje! Isto mesmo, o bocejo é contagiante e aos poucos os filhos estarão embalados em seus sonos!).

 

Bom, tudo isso não significa que seu filho será um leitor precoce, pois veja, existem uma série de fatores, mas com certeza fazendo a sua parte você irá ajudar e muito na compreensão e domínio das palavras!

E o mais importante de tudo: –

Faça a leitura com gosto e vontade, se envolva e se divirta com o texto e verá os seus filhos sentirem o seu prazer pela leitura irão querer mais e mais!

irmãolendoparairmã

Aqui todos são incentivados a ler!

Boas leituras!

E você, o que faz de diferente para estimular seus filhos Conte para a gente!

Esta é uma postagem que fiz para o grupo de blogueiros PAB, conheça os demais participantes clicando neste link
Nosso foco é a interação, divulgação de informações, estamos aqui para trocarmos conhecimento com vocês, leitores!

E sobre o texto?
Gostou? Dá o seu like!
Pode compartilhar, mas me marca ok?

Beijos!

Adriano Bisker

 

Foto: banco de imagens da internet e arquivo pessoal

33 Comments
  • Rafael
    setembro 19, 2016

    Muito bacana as dicas! Quando o Miguel era bebê, os livros dele eram quase todos daqueles de textura ou de banho, mas ele tinha uns outros também que eu deixava espalhados para ele brincar (aka comer/rasgar). Deu certo, hoje ele ama livros e me cobra pra ler historias pra ele. Dá até pra usar isso de castigo hahahaha ou vc se comporta ou não vamos ler nada hoje (funciona tanto quanto contar até 3) hahahahahahahahahahha

    Abs!

    • Adriano BISKER
      setembro 20, 2016

      Meu sonho é que as meninas sejam como o Mig, um voraz leitor!!!

  • Jaqueline
    setembro 21, 2016

    Isaque gosta que eu leia para ele e depois pega o livro e conta a história do jeito dele, aqui tem que ser uma hora que ele não esteja entretido com nada mesmo, desligo a tevê e leio! Eu curte e às vezes pede que eu leia! Tenho livros de todo o tipo para não ficar ligada a apenas uma história só, com esse mundo tecnológico agora mais que nunca temos que incentivar a leitura! Ah e opto sempre pelo bom e velho livro ao invés de algo online/celular!

  • fanny Carpentieri
    setembro 21, 2016

    Eu sempre li e leio até hoje para o Rafa antes de dormir. Ele que vai na estante dele e escolhe uns 2,3 livros para lermos juntos, ainda mais agora que já está sabendo ler, peço para que ele me ajude na leitura e é um momentinho que ficamos grudadinho na cama, lendo juntos!! Amo!! beijos querido! Amei seu post

    • Adriano BISKER
      setembro 21, 2016

      Este Rafa é um sortudo de ter você como mãe! Amorosa, paciente, dedicada, muito bom! Adorei saber que você compartilha de momentos de leitura com ele!

  • Regina Dias
    setembro 21, 2016

    Aqui a leitura também é frequente! O livros ficam expostos com fácil acesso, para que possam ser sempre vistos e manuseados facilmente. É uma satisfação enorme ver sua filha escolher um livro para levar no dia do brinquedo da escola, AMO!!!!!!! E adorei as dicas!!!!!

    • Adriano BISKER
      setembro 21, 2016

      Amei Regina, você está no caminho certo! Deixar exposto e sempre! Parabéns!

  • Beatriz Borges
    setembro 21, 2016

    Post completo e que dá outro panorama de introdução da leitura como aliada, o livro como brinquedo na vida de nossos filhos. As vezes deixamos os livros de lado exatamente por não saber como deixá-los atrativos e o melhor, extremamente indispensáveis na vida da criança que os lerá, que os acompanhará. Você foi muito pontual ao dizer que vivência os livros, que é natural na sua família ler desde sempre. E leitura é hábito. É como escovar os dentes. Aqui Melissa, que já lê, gosta de escolher os seus favoritos, mas no tempo dela

    • Adriano BISKER
      setembro 21, 2016

      Uau, Beatriz, que palavras SENSACIONAIS!!! Que sorte da Melissa ter você como mãe! Adorei!!!!

  • Tania
    setembro 21, 2016

    Amei todas as dicas, algumas já sigo aqui em casa, outras a escola incentiva também. Eu sempre gostei de ler, de ter contato com o livro, sentir o cheiro e tudo mais. Sempre comprei livros para a minha filha, hoje ela ainda não sabe ler, mas já quer escolher a histórinha. Uma técnica que a escola me passou (mesmo ela ainda não sabendo ler), é deixar ela folhear o livro e contar para mim a história que ela entende pelas imagens e somente após isso eu ler para ela, e achei muito legal isso! Tento ler sempre que possível e quero que ela crie esse hábito e vou amar se futuramente ela quiser ler meus livros favoritos!!
    Texto perfeito Adriano! Parabéns!!

    • Adriano BISKER
      setembro 22, 2016

      Eu amei esta técnica, sensacional Desenvolve o raciocínio e concentração da criança!! Vou utilizar esta também!!

  • Alê Nunes
    setembro 21, 2016

    Muito bom Adriano! Super importante a gente incentivar a leitura, desde a gestação traz benefícios!
    bj,
    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br

  • Camilla
    setembro 22, 2016

    Adorei seu texto, é muito importante que estimulemos em nossos filhos o hábito da leitura, ajudará a se tornarem adultos críticos e com opiniões assertivas.
    Parabéns

  • Katy Gutterres - @madame.amelia
    setembro 22, 2016

    Ótimas dicas!!! Saber quando, como e o que ler para as crianças faz toda a diferença na hora de formar o gosto delas pela leitura!!!

  • Laís Sass
    setembro 22, 2016

    Exemplo é tudo nessa vida! Aqui eu e meu marido amamos ler e qd estamos com livro, pedro vai pegar um também e quando estamos com celular e computador, pedro vai para o tablet. Preciso dizer mais alguma coisa? Devemos ser o que queremos que nossos filhos sejam!!

  • Louise
    setembro 22, 2016

    Já leio para o Caio com a intenção de que ele seja um leitor no futuro. Eu quando criança, até mesmo antes dele nascer lia uma média de 4 livros por mês! Pena hoje em dia não conseguir mais!

    • Adriano BISKER
      setembro 23, 2016

      Saudades dos tempos que eu devorava livros atrás do outro!! Agora é foco nos filhos lerem tanto quanto a gente lia, né? beijos!

  • Anna Peppe
    setembro 23, 2016

    Aqui em casa amamos ler, faz parte de nossa rotina diária. A Alice é estimulada a leitura desde que nasceu, lemos todas as noites antes de dormir, ela está na fase de escolher os livros e isso nos encanta, se por algum motivo não pegamos o livro, ela já pega e pede que leiamos. Amei suas sugestões.

    • Adriano BISKER
      setembro 23, 2016

      Sensacional!! Adorei saber que a Alice tem ótimos mentores!!! Parabéns!!!

  • Michele
    setembro 23, 2016

    Tenho que confessar que comecei a ler muito mais depois de ter o Gui, primeiro lia para ele, depois para ser exemplo o quanto a leitura pode e é prazerosa e depois passei a ler com ele, e agora ele lê para mim

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

  • Natália
    setembro 23, 2016

    Adorei o post! Procuro sempre ler pra minha filha e acho esse incentivo muito importante!

  • Fabiana
    setembro 25, 2016

    Parabéns pelo post Bisker! Aqui separo parte do dia para leitura. Pedro já tem uma caixa cheia de livros e adoro quando ele pega o livro e fala: mamãe conta essa história pra mim?
    Amando o interesse dele pelos livros!

  • Ludmila
    setembro 25, 2016

    Adorei as dicas. Especialmente a brincadeira no carro, já vou fazer por aqui! Parabéns Adriano!

  • Pauleni Gomes
    setembro 25, 2016

    Adorei suas dicas. O incentivo da leitura começa pelos pais mesmo,pois somos os melhores modelos para nossos filhos.

    Nossasaogemeos.blogspot.com.br

    Grata

  • Luciana Emely
    setembro 26, 2016

    Amo ler e fico muito contente em saber que meu pequeno está indo pelo mesmo caminho. Ele vê um livro e já logo vai sentando, abrindo o livro e se encantando com as imagens que vê. Adorei suas dicas. Bjos

    • Adriano BISKER
      setembro 26, 2016

      Que delicia saber, luciana! Ler é algo mágico, tudo de bom! Parabéns!!

  • Mariana
    outubro 13, 2016

    Acredito Adriano que incentivar a leitura desde pequeno é o mais importante, compro diversos tipos de livros para o Gabriel para incentivar ele a leitura desde cedo.
    Beijos
    Mari

    • Adriano BISKER
      outubro 14, 2016

      Boa Mariana!!! Adoro este tipo de atitude por parte dos pais!! Parabéns e beijos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.