Coisas que os pais fazem e deixam os filhos inseguros
Primeira regra: ninguém é perfeito, principalmente os pais. Mas podemos fazer melhor e aprender a não deixar nossos filhos ansiosos.
Sempre procuro fazer com que meus filhos tenham uma infância mais segura. Mas às vezes me pego fazendo coisas que os fazem se sentir inseguros.
E, conversando com alguns amigos, trago alguns itens que creio que é universal e podemos usar para deixar nossos filhos mais seguro de si:
1 – Relação conturbada com a mãe
Como temos duas partes envolvidas na criação dos filhos devemos fazer tudo o que dispomos para ter um bom relacionamento com nosso cônjuge.
Ame-a, encoraje-a, elogie-a e trabalhe diariamente em seu casamento.
tenha a consciente que seus filhos observam isso e ao verem que você ama e cuida de seu cônjuge, faz com que todos se sintam seguros.
2- Reação exagerada
As crianças são imprevisíveis e suas ações têm consequências não só para elas, mas também para nós.
Isso pode tornar a vida estressante. Toda essa tensão aumenta, faz com que tenhamos uma reação exagerada e às vezes explodimos
Essa flutuação de sentimentos faz com que as crianças se sintam oscilantes. Então, para se sentir seguros, eles buscam esconder as coisas que podem te irritar. E isso afeta se eles não podem se sentir livres perto de você.
Pergunte a si mesmo por que você está com raiva. Se está chateado com eles ou por causa de seus problemas, buscando controlar suas emoções em vez de deixar que suas emoções o controlem.
Antes de responder, respire fundo e pense na sua resposta.
3 O Incentivo baseado no desempenho
Queremos que nossos filhos saibam que seu valor não é baseado em seu desempenho. Mas às vezes dizemos ou fazemos coisas sutis que os fazem pensar o contrário.
Essa é uma clara forma de deixar os filhos inseguros. Se uma criança acreditar que precisam ter desempenho para ser reconhecido, passará a ter muita ansiedade a de fim de constantemente se provar e com isso acabam se prejudicando.
4- Ser inconsistente
Ser consistente torna você mais confiável. Quando um pai é inconsistente, a criança não tem nada em que confiar. É importante ser coerente na relação, nos limites e na disciplina e principalmente com as palavras.
Se dizemos que vamos fazer algo, precisamos cumprir! O que diz que que fará pode parecer pequeno ou insignificante, mas quando se trata de cumprir sua palavra, nada é pequeno.
5- Criticar demais, afirmar pouco
Uma coisa é fato: Todas as crianças querem a aprovação do pai.
E infelizmente muitos pais só comentam quando seus filhos precisam aprender e melhorar.
Quando temos um momento de aprendizado ou oportunidade de ajudar nossos filhos a melhorar, acabamos criticando, fazendo eles sentirem que nunca são bons o suficiente e potencialmente não amados.
Não critique tudo, procure as coisas que eles fazem bem e aponte-as, demonstrando sua aprovação
O que mais você se vê fazendo que pode deixar seus filhos inseguros?
Conte para gente!