A reação dos irmãos com as irmãs

Muitas pessoas me questionam como os meninos estão lidando com a chegada das meninas.

Deixei passar um tempo pois não dá para saber de imediato, além da primeira reação.

Ao longo da gravidez sempre costumávamos conversar sobre o fato que teriam de uma vez 3 irmãzinhas, mas acredito que o sentimento deles, sem ver as irmãs era mais o de “legal, vamos ter irmãs” mas sem entender muito bem.

Finalmente quando nasceram, falei para virem ao hospital visitar a Ló (já que não teriam acesso às bebês). Ambos recusaram vir, preferi deixar quieto, apesar de não ter entendido muito bem esta recusa deles.

Quando finalmente se encontraram pela primeira vez, como imaginava, por cada um ter sua personalidade e interpretar de um jeito diferente, tiveram reações totalmente diversas.

O meu mais velho, Filho 1 desde o início mostrou se bem feliz com a presença, principalmente após eu explicar que em breve voltariam a dormir nos finais de semanas em casa (vide texto http://www.paidecinco.com.br/?s=conversa+franca

O meu ex-caçula, de início não deu muita bola, chegava em casa e ia direto para o sofá, Ao ouvir as meninas chorando, costumava tampar os ouvidos.

Deixei o tempo passar…

Filho 1 cada vez mais uma pessoa pró-ativa, ao ouvir o choro prontamente se levantava para ir colocar a chupeta. Até se auto nomeou o limpador oficial de boca das 3.

E, rapidamente dava mamadeira com uma das irmãs no meu colo. Em menos de um um mês pediu:

– Posso dar mamadeira direto para ela?

Prontamente atendido, agora sempre dá a mamadeira para as irmãs com a maior felicidade.

Durante a semana pede para vir em casa, sempre pedindo para vê-las.

O Filho 2, sentei com ele para conversar o motivo de tampar o ouvido ao ouvir o choro, explicando que bebês não falam e sim choram. Ele sempre dizia que incomodava.

A minha estratégia foi deixar passar o tempo, sempre comentando sobre elas, sem forçar.

Quando eu chamo ele para ver o irmão dando de mamar, ele vem e rapidamente volta para a sala, Mas percebi algo que passava batido:
Quando ninguém estava olhando para ele, levantava e ia até o quarto delas para dar uma olhada. Peguei mais de uma vez ele saindo de fininho e indo olhar as irmãs, uma de cada vez.

Da última vez pedi para ele ajudar a cuidar delas. Como esperado, recusou, Mas tive a ideia de pedir para ele preparar a mamadeira delas, colocando a dosagem e misturando. E não é que adorou?

Após me falou que quer fazer sempre!

Ou seja, o que achei que em um primeiro momento poderia ser ciúmes, receio ou confusão por não ser mais o caçula, vem me parecendo um outro lado da personalidade dele: Timidez. Mas ainda não tenho um consenso. Continuarei observando.

O Filho 1 que comentou uma boa frase semana passada:

Estava a Ló, minha mãe, ele e a babá no quarto. Minha mãe disse que queria dar a mamadeira. Rapidamente ele disse:

– Vó, não vai dar. A Ló dará para uma, a Izô para outra e eu darei para a Nicole. Assim, não tem bebê para você! 😉

Assim, aos poucos vejo estreitando a ligação entre os irmãos.
Em nosso último encontro, o Filho1 contando que sempre irá querer dar a mamadeira o Filho 2 comentou:

– Na próxima vez eu quero segurar a mamadeira, se eu gostar também irei querer dar sempre!!

 

(fotos removidas)

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

birra2

Não tenho que fazer!

Agora eu penso como tenho pena dos meus pais. Quando eu era criança, provavelmente devo ter dito um zilhão de vezes que estava entediado… Seguindo

Leia mais »

Chag Purim Sameach!

Estamos durante as festividades de Purim. Purim é um dos mais alegres e festivos feriados na tradição Judaica, sabia? A fonte desta festividade está no

Leia mais »
Viagem em família é inesquecível

Viagem em Família

O final do ano é a época perfeita para criar memórias duradouras com a família, e uma viagem especial pode ser a chave para uma

Leia mais »