A palavra que me faz ser um pai melhor

Wheeland Photography www.wheelandphotography.com

Podemos concordar que a paternidade é realmente difícil? Bom, é mesmo. As mudanças de fraldas, as birras, os exercícios de matemática, a prática do futebol, os pequenos dramas e todos os tipos aparentemente intermináveis de coisas que surgem.

Para tornar as coisas ainda mais difíceis, nós, como pais constantemente temos que adivinhar o quão bem estamos fazendo o nosso trabalho.

Será que os nossos filhos são felizes? Estamos fazendo o suficiente? Estamos fazendo muito? Será que fazer (insira algum ato inócuo aqui) torna-se a razão pela qual irão passar horas discutindo com psicólogos quando forem mais velhos?

Eu tenho cinco filhos e sim, me preocupo com eles. Muito. Assim como muitos homens por aí, eu estou tentando descobrir como fazer as coisa do modo certo.

Então, um dia qualquer algo mudou tudo.

Eu estava com o meu filho mais velho e nos deparamos com algo estranho que eu nunca tinha visto antes. Como a lógica manda, este foi o momento em que meu filho fez a seguinte pergunta:

– O que é isso, pai?

Eu poderia ter proferido qualquer número de frases de três palavras, naquele momento:

– Eu te amo.

– Pegue esta bala

– Pergunte pra sua mãe

Em vez disso, eu simplesmente falei:

– Eu não sei.

– Sua resposta?

– Ok.

Daí, seguimos nosso caminho.

Esta primeira experiência de dizer: “Eu não sei” mudou a minha perspectiva sobre a paternidade deste momento para a frente.

Porque?  Aqui segue algumas coisas que eu aprendi:

As crianças vão descobrir a verdade.

Nossos filhos são um monte de coisas, mas ser alienado não é um deles. Se eu não sei a resposta a uma pergunta, como é que eu criando alguma resposta elaborada vai servir daqui para a frente, especialmente se mais tarde ele descobre que a minha resposta elaborada não era verdade? Provavelmente não vai acabar bem. A honestidade é sempre a melhor resposta.

Não há problema em mostrar vulnerabilidade.

Sim, isto foi difícil para mim. Em um passado não tão distante, eu me sentia que precisava saber as respostas para tudo. Eu precisava ser um super-herói que sabia sobre qualquer assunto, de nomes de determinada coisa até sobre remoção de manchas de cocô.

Claro que a pressão que me colocava era esmagadora.

Quando o meu filho me perguntou algo que não sabia, meu pensamento inicial foi:

Eu aposto que o pai de fulano sabe a resposta para esta pergunta. Eu estou deixando meu filho para baixo.

Claro que isso é ridiculamente irracional, mas a maioria dos pais tem a qualquer momento alguma loucura ridiculamente irracional em suas cabeças.

Então a mágica aconteceu. Uma vez que eu abracei a ideia de que eu realmente não sabia o que era aquilo e vi que meu filho não me ama menos por isso. Ele não me respeita menos. Ele não questionou a minha inteligência. Nada sobre o nosso relacionamento mudou negativamente.

Me vejo como uma pessoa mais real para ele agora. Sim, tenho defeitos e inseguranças – e essas falhas são o que faz ele pensar que eu sou o máximo, (penso assim).

Eu finalmente aprendi que ser vulnerável e não saber tudo é normal.

Além disso, como podemos evoluir, se sabemos tudo? O que me leva ao meu próximo ponto.

Não há nada que as crianças amam mais do que uma oportunidade para aprender!

Agora, quando de fato não faço ideia do que seja, sempre que eu digo,

– Eu não sei.

Meu filho fica animado, porque ele sabe que vai aprender algo novo. Que podemos realizar pesquisas, fazer perguntas, jogar “detetive”, a fim de encontrar a solução.

O melhor de tudo, é que será divertido para ele. A vida de uma criança é tudo sobre a descoberta e eu percebi que eu estou segurando-o se continuar dando-lhe as respostas sobre tudo o tempo todo, independentemente de essas respostas estão corretas ou não.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Chag Purim Sameach!

Estamos durante as festividades de Purim. Purim é um dos mais alegres e festivos feriados na tradição Judaica, sabia? A fonte desta festividade está no

Leia mais »
Viagem em família é inesquecível

Viagem em Família

O final do ano é a época perfeita para criar memórias duradouras com a família, e uma viagem especial pode ser a chave para uma

Leia mais »