A evolução dos bebês

Por 22 , , , Permalink 3

Me peguei conversando com minha mulher sobre a surpresa da evolução de nossas meninas.

De 3 pequenas, prematuras e indefesas bebês tão rapidamente estão buscando o seu espaço, sem a nossa ajuda. Uma toma o leite sozinha, outra nos escala como se a gente fosse o monte Everest!

Ou seja, vemos uma evolução diária, onde cada uma nos dá uma pequena surpresa de suas habilidades.

Daí pensei que será que ficamos na ansiedade de quando será que irão sentar, andar, falar ou tomar banho sozinhas?  😀

Vejo outros pais fixando “marcos do desenvolvimento motor”. Eles comentam, todo orgulhosos que seus bebês sentam sem cair, andaram sem engatinhar, de uma certa forma comparando um bebê com outro…

Poxa! A evolução vem naturalmente!
Acho super errado comparar um bebê ao outro (e, ainda mais no nosso caso, comparar as irmãs), colocando rótulos diversos, tais como: Ah, a Julia já faz isto sozinha .. A Nicole, não consegue aquilo.. A Sofia… Não interessa!! Mesmo!!!

Nenhuma é melhor do que a outra por que aprendeu a colocar sozinha a chupeta na boca ou rolou de lado primeiro, né?

Enfim, a magia é o momento em que o bebê, livre e sem pressão, busca a sua própria evolução, no momento que lhe convier!

Claro que para sentar, andar, (tomar banho sozinhas, nosso sonho!) as nossas filhas precisam de tempo e espaço. Com isso virão as vitórias pessoais e o nosso encantamento.

Da nossa parte, temos de dar as oportunidades, seja deitar elas no tapetinho e colocar um brinquedo um pouco mais afastado. Colocar um piano no pé para que chutem, fazendo barulho. Deixar elas de bruços para que conquistem sozinhas, com seus próprios esforços, levantar ou rolar.
Sempre sorrir e incentivar quando ela fazem algo inesperado ou conquistam estes (ainda) pequenos espaços, sempre dentro de suas reais possibilidades. Sem pressa. Sem pressão.

Afinal, o prazer da evolução é para todos nós!!!

22 Comments
  • Mariana Ferreira
    abril 4, 2016

    Como passa rápido de mês para mês tanta mudança.. Tempo podia passar mais devagar neh.. Estanos perdendo nossos bebês já virando crianças.. Abraço amei.o post

  • Deia Tomaz
    abril 4, 2016

    Comparações sao sempre nocivas… Passei muito por isso, pois Joao tem 2 primos que nasceram praticamente juntos… Sempre rolou isso de “olha fulano faz isso, beetana dfaz aquilo e o João??” Ficava tão irritada…

    Deia Tomaz – http://www.lancheiradojoao.com

  • Mãe de Guri & Guria
    abril 5, 2016

    Comparações são desnecessárias mesmo! Cada criança tem seu ritmo, seu próprio tempo e suas conquistas particulares. E é maravilhoso poder acompanhar isso!

  • Juliana Carreras
    abril 5, 2016

    Você falou tudo: nenhum é melhor que a outra porque conseguiu determinada habilidade primeiro! Mas uma incentiva muito a outra e isso é fantástico! Deve ser maravilhoso acompanhar o crescimento das 3 simultaneamente! Parabéns!

  • Pauleni Gomes
    abril 5, 2016

    O mundo gemelar é cheio de curiosidades que instigam as pessoas e infelizmente as comparações existem.

  • Luciana
    abril 6, 2016

    Nossa, parece que seu post veio na hora certa. Hoje mesmo tava pensando nisso, como um bebê é diferente do outro. Me criticaram ontem por eu não “incentivar” meu filho a falar… pq o filho da fulana falava desde 10 meses. Poxa, meu filho é saudável. O fato dele não falar é pq ele tem o tempo dele e o que eu faço é respeitar. Claro que se eu perceber algo errado vou procurar, mas não vou compara-lo à outros bebes. Nos temos, cada um individualmente, nosso tempo para desenvolver. Parabéns pelo desabafo

    • Adriano BISKER
      abril 8, 2016

      Que legal Luciana! Adorei o seu desabafo também!!! Tudo no seu tempo!!!

  • Alê Nunes
    abril 6, 2016

    Exato! Cada criança teu seu desenvolvimento, temos que aproveitar, porque eles crescem muito rápido! 😉

    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br

  • Fanny leão Carpentieri
    abril 6, 2016

    Comparação sempre terá, infelizmente. Ser humano quer ser melhor q o outro sempre em alguma situação. Mas cada um tem seu tempinho e certeza que com 18 anos ninguém estará de chupeta, de fralda, sem falar, engatinhando… Com exceção dos portadores de deficiência claro. Ótimo post como sempre querido bjbj

  • Carol gandra @caroleassinhazinhas
    abril 6, 2016

    Tens toda a razão, mas acabamos comparando involuntariamente. Eu me policio muito!

  • Nicácio Belfort
    abril 7, 2016

    Comparação é péssimo, não é legal 😉

  • Claudia Bins
    abril 7, 2016

    E é tão gostoso ver essa evolução… até que chega um ponto que dá um apertinho no peito quando eles crescem tanto que ficam do nosso tamanho! Cada fase tem seu encanto e, cada criança, também! Adorei 🙂

  • Mila
    abril 8, 2016

    É realmente incrível como eles se desenvolvem rápido. Cada dia uma palavra nova, uma brincadeira diferente,cada vez mais independentes. E com isso nossa explosão de felicidade e orgulho, de ver nossos pequenos crescer. Mas as vezes da uma saudade tão Grande de quando eram piquititos e tão dependentes de nós não é mesmo? Mas é a melhor coisa da vida!!!!

    Beijos, Mila ( @mundodamae )

  • Michele Gobbato
    abril 8, 2016

    Também acho péssimo essas comparações, pois sabemos que cada criança tem sem tempo .. E realmente as mudanças acontecem assim num piscar de olhos

    Mi Gobbato – Espaço das Mamães

  • Tatiane Lopes Pereira
    abril 9, 2016

    Como é maravilhoso ver a evolução né! parece mentira como em uma semana tudo muda rsrs! comparação só faz mal.

  • Marcelle Tabosa
    abril 9, 2016

    Acompanhar a evolução deles é maravilhoso e passa tão rápido, né?! A comparação acho que é meio que inevitável, mas cada um tem seu tempo, então, Td vai dar certo!

  • Marta
    abril 11, 2016

    os bebes nos surpreendem, ja tem personalidade e se viram de uma maneira incrível, ainda são sim extremamente dependetes, mas de uma inteñigencia e aprendizado incrivel

  • Jacky lima
    abril 11, 2016

    A evolução dos bebês é tão rápida que parece que a gente pisca eles nascem, pisca de novo e já estão andando…

  • Mariana
    abril 13, 2016

    Como passa né Adriano mas é tão bom ver a evolução dos nossos bebês.
    Mari
    Vamosmamaes.blogspot. com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.