8 dicas para manter as contas de casa sempre em dia

Por 0 No tags Permalink 0

8 dicas para manter as contas de casa sempre em dia

Não importa em que classe social você vive, manter as contas em dia vai muito além de qual é a sua renda mensal. De nada adianta ganhar bem se não existem escrúpulos em cima das finanças obtidas de maneira mensalmente, as dívidas estão aí para todos e só se sairá bem diante delas, aqueles que sabem ter controle e se planejar da melhor maneira. 

Se você chegou até aqui no nosso artigo, é porque vê que precisa aderir métodos para não se endividar e em cima disso lhe desejamos os parabéns, tomar decisões como essas são para pessoas inteligentes e fortes, pois um pouco de esforço e renúncias se fazem necessários. Veja a matéria até o final e saiba todas as dicas que precisa estabelecer na sua vida!

Se organize financeiramente

Manter as contas em dia vai exigir de você acima de qualquer coisa, um planejamento financeiro. Pare um pouco e reflita em quanto é o seu dinheiro mensal, de que modo ele é distribuído, veja também se você já faz alguma coisa para o bom funcionamento da sua renda.

Para conseguir um bom planejamento, também é preciso de paciência, pois ele não pode ser feito de qualquer maneira.

Tenha sempre controle em cima dele, siga cada passo que você vai escolher e se mantenha em total postura e se não mora sozinho mostre o que é precisa fazer para os demais que habitam na sua residência. A partir do momento em que as contas da sua casa não vão depender exclusivamente de você essa missão passa a ser de todos,o que é bom pois a união faz toda a diferença.

Dê Prioridade às suas despesas

Antes de investir em qualquer outra coisa da sua vida, você deve dar prioridade às suas despesas, assim poderá manter as contas em dia. Quando você não faz isso está cavando a sua própria cova financeira, e faz compras sem necessidades tendo outras várias para ser pagas, pare imediatamente com esse hábito! Esta não é uma coisa inteligente para a sua vida. 

Preste atenção em quanto gasta no seu financiamento, seus cheques especiais, e se possui algum tipo de cartão de crédito procure negociá los. Para pagar suas despesas, isso vai depender de determinação da sua parte e dos que vivem agrupados com você.

Dê um fim naqueles gastos desnecessários

Gastos desnecessários sempre aparecem na vida de todo mundo, eles são atrativos e no momento em que vamos pedir esses serviços e usufruir deles, parecem ser inofensivos ao nosso bolso, mas no final do mês sempre vemos as suas garras em cima do dinheiro, aí não tem mais jeito o que resta é pagar.

Ao ver que isso não está dando certo, corte esses gastos o mais rápido que puder. Idas exageradas ao cinema, muito consumo feito em bares, restaurantes, lanchonetes, compras de acessórios, ou seja, saia correndo de tudo aquilo que parece ser desnecessário ou que podem esperar pela sua estabilidade de renda.

Comece a usar o débito automático

Se você é daquelas pessoas que se esquecem de pagar as contas e como consequência sempre paga aquelas taxas de juros adicionais, não se sinta tão culpado assim, isso já aconteceu pelo menos uma vez na vida de todo mundo. Mas não fique acomodado a isso, para esse problema também existe uma solução, você pode contratar um débito automático, com esse serviço suas contas não ficaram mais atrasadas e você não vai mais precisar pagar aqueles juros chatos.

Procure obter uma reserva emergencia

Após manter as suas contas em dia, a primeira coisa que você precisa fazer é uma reserva financeira para eventuais emergências. Um bom planejamento de renda deve conter esse meio, coloque todas as pessoas da sua casa que possuem renda para participarem disso também, afinal ninguém da sua casa está imune a precisar de dinheiro de forma surpresa e rápida.

Quando mais vocês se ajudarem melhor, pois a quantia em dinheiro passará a crescer e de maneira mais rápida. Ainda se possível coloquem esse dinheiro em uma conta poupança e só o usem em casos de extrema importância e não usem por motivos fracos e sem argumentos.

Tenha sempre cuidados na escolha de seus investimentos

Para manter as coisas em dia é importante sempre observar como serão realizados os seus possíveis investimentos. Se você está afim por exemplo, de fazer um financiamento de um veículo automobilístico ou imóvel, procure todos os meios onde você pode fazê lo e realize também simulações que podem ajudar você a ter uma visão mais ampla de como o negócio pode ser fechado.

Veja se com esses valores você pode adquiri los também no seu planejamento e se caso as dívidas ainda se encontram muito grandes, dê um tempo até a poeira baixa e só então fazer o seu investimento de forma mais segura e tranquila 

Comece a aderir o modo de anotações

Fazer anotações a respeito de tudo da sua vida financeira é mais uma idéia sábia a se aderir. Falar de seus gastos, contas, metas, rendas, recursos tudo isso se faz essencial.

Se não gosta de escrever, crie uma pasta de anotações em seu computador ou baixe um aplicativo em seu celular para realizá las, existem na internet muitos apps disponíveis e que de forma gratuita podem ser levadas a você,basta que procure no Play Store e as mais ferramentas e utilidades serão apresentadas a você.

Não esqueça de falar de cada gasto que você adquiriu por mais bobo que pareça ser, insira também o valor das contas que você parcelou e ainda tem para pagar. Por último coloque quais são as suas metas, elas serão a sua maior fonte de forças para se manter firma com o planejamento.

Fique de olho no vencimento das suas contas

Por último não menos importante, esteja sempre atento às datas de vencimentos das contas que você tem a obrigação de pagar. Coloque lembretes na geladeira, na cabeceira da sua cama, no espelho ou em qualquer outro lugar que possa te fazer lembrar que elas estão lá. Se você deixa um pagamento se vencer, ele pode lhe levar a outra dívida.

Esse artigo foi produzido pela equipe do kontaazul.com.br

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.