Reflexões pessoais

fatherrrrrrrrrrrrrr

Algumas reflexões minhas:

Com cinco filhos, sendo que 2 não moram comigo me vejo as vezes lutando e medindo as minhas próprias expectativas.

Seria muito fácil dizer:

– Eu estou fazendo melhor do que muito pai que vejo por aí…

O problema é que eu quero ser o melhor pai humanamente possível para todos os meus filhos.

Eu quero transcender em magia e amor. Eu quero todos os meus filhos olhando para mim e sentir que os seus globos oculares atiram faíscas de afeição para todos os lados.

E, no entanto, quase ninguém pode dizer que não é assim que é a paternidade.

Então, onde posso encontrar a minha paz interior?

Eu quero tanto fazer tudo certo como um pai e, em seguida, quando as coisas não vão bem – coisas comuns, coisas normais – eu pego pesado comigo mesmo.

Se eu tenho que brigar com meus filhos às vezes (muitas vezes!), eu sinto uma certa culpa que paira em minha consciência. Eu tenho longas conversas com minha mulher sobre as situações únicas que surgem entre os meus filhos e a minha própria versão moderna do glorificado pai Zen, mas daí algo realmente acontece e eu entro em parafusos.

Alguém briga com alguém. Outra não dorme direito. Eu queimo o jantar enquanto eu estou tentando trocar uma fralda, e eu acabo exagerando o sentimento como se eu estivesse fazendo algo muito errado por todo esse caos estar se desenrolando em torno de mim.

Eu estou sendo meio louco?  – Eu sei, eu sei…

Como eu falei no título deste texto.. São apenas algumas reflexões pessoais…

Talvez seja por que dois dos meus filhos não moram comigo e nem ficam debaixo dos meus globos oculares no dia a dia.

Por outro lado, no momento em que eles estão prontos para voltar para sua mãe, bem, eu estou exausto. Claro que não é só por causa dos meninos. As meninas ainda que sejam bebês, dão trabalho e muito. Mas, em seguida, o próprio fato de que uma parte minha ganha uma “pausa” me faz pensar se eu estou fazendo o meu melhor ou não. Se eu estou sendo o pai que eu quero ser.

É tão confuso. Eu fico confuso as vezes.

Ainda assim, sempre surge dentro de mim em algum lugar uma pequena voz da razão, que, aliado à minha esposa (como eu agradeço ao universo por causa disto!) quando estou começando a cavar muito fundo através das camadas de minha própria psique, questionando o meu valor como pai, onde me pergunto por que eu não posso ser perfeito o tempo todo (ou nunca, para ser honesto), eu penso lá de baixo no meu intestino:

“Relaxe, cara! Você está indo bem. Você está fazendo a coisa certa!”

“Como eu sei que?” Eu pergunto.

“Porque, veja! Todos os seus filhos estão dormindo lá em suas camas, suas barrigas cheias de macarrão e de papinha e a cabeça deles estão cheias de de sonhos loucos!!!!”

“Sim, eu posso ver isso”, eu respondo mentalmente.

“Bem, então isso é tudo que você precisa saber. Essas crianças são seus filhos que você está tratando e fazendo muito bem. E isso significa que você está no caminho certo ! Ninguém está à frente de você quando se trata de paternidade. As vezes você queima a comida, briga quando poderia pegar mais leve … E daí ?! Isso é que é ser pai!!

Muitas destas palavras converso comigo mesmo ou a minha esposa fala, ao ver as minhas aflições.

E, com isso, entendo que é o suficiente para mim. Eu sorrio um pequeno sorriso, solto um suspiro e vou beijar todos os cinco em suas cabeças recém-lavados, embalando em sonos profundos.

Eu sou o pai que eu quero ser apenas por ser o pai que eu já sou!

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

E você? O que achou deste texto?
Clica no coração e mostre que curtiu a matéria!
Quer compartilhar? Fique a vontade, só não se esqueça de me mencionar! ;)
Comentários?? Somos todos ouvidos!! Adoro trocar experiências!

Compartilhe:

Este post tem 27 comentários

  1. Rodrigo Santana

    Sensacional que texto brilhante, talvez 99% dos pais sintam isso as vezes, mais como você mesmo disse relaxa cara, vc está indo bem, mesmo sem te conhecer pessoalmente amigo tenho ctz disso!

  2. marcos romeu

    “Isso é que é ser pai!”
    belo texto! melhor conflito não ha.
    Ja me peguei pensando:
    “com é ser pai de 5!?” você sem duvida é um paizão que sempre manda muito bem.
    Parabéns guerreiro!

    1. Valeu meu amigo!!!!! Sei que vindo de você estas palavras me mostram que estou no bom caminho!

  3. Claudia Bins

    Bisker,

    Somos humanos, fazemos o melhor que podemos com aquilo que temos. Tenho certeza que só o fato de você refletir e compartilhar seus anseios já mostra que você é um pai sensível e atento. Fique bem!

    Clau
    @AsPasseadeiras

  4. fanny Carpentieri

    Ah se todos os pais fossem que nem você! O mundo seria mais feliz, com com certeza! Isso é amor! Metade do caminho andado já!! Paizão Bisker! Parabéns por ser quem vc eh!
    beijosss

    1. Obrigado querida amiga!!! Palavras como estas nos dão mais força para seguir em frente!

  5. Luciana

    Como você consegue tocar com as palavras. Te acompanho e vejo o quanto e carinho e um bom pai. Seus filhos poderão se orgulhar por ter o melhor pai do mundo, pode ter certeza. Essa insegurança eh normal, atire a primeira pedra quem não se culpa, neh… Parabéns, paizão!

  6. Leonardo Louback

    Parabéns Bisker. Sensacional seu texto. E não tenha dúvidas, meu amigo, você não é o único pai que tem essas reflexões. Rs….
    Abração

  7. Carol gandra @caroleassinhazinhas

    Amei o post! Como sempre! Abs

  8. Lindo texto, ser pai é mesmo um desafio, fico feliz que nessa nossa jornada conhecemos super heróis que torna nossos amigos, só um sortudo de conhecer esse papai, mesmo virtualmente, aprendo muito contigo tio Bisker, sabe o melhor poder para os seus filhos? O amor! E esse aí você tem de sobra 😉

    1. Valeu, meu amigo Nica!!! Também me considero um sortudo de ter você como um amigo!

  9. Tinha visto o começo dessa reflexão no seu IG e adorei … E com certeza vc será o melhor pai que pode ser

    Mi Gobbato – Espaço das Mamães

  10. Laís Sass

    Também vivo refletindo isso em minha mente, Bisker! Com certeza seremos os melhores pais para os nossos filhos (humanamente falando rs).

  11. Lindo texto, suas reflexões deveriam ser lidas por todos os pais.
    @nossasaogemeos.

  12. Tatiane Gallas

    Sim, isso é ser pai!!
    Acho tanto o pai quanto a mãe que se preocupem e buscam a perfeição na criação dos filhos sente essa culpa quando nem tudo sai como planejado, somos humanos. Fica bem, teus filhos sabem o pai amoroso que és!

  13. Juliana Carreras

    Tenha certeza de uma coisa: pouco importa se estamos certos ou errados aos olhos dos outros! Nos esforçamos e somos os melhores país que podemos ser e os melhores país que nossos filhos podem ter!
    Bj
    Juliana Carreras
    http://www.mamaerobo.com

  14. Mila

    Lindo texto!!!! Muitas vezes achamos que tudo o que fazemos é pouco mesmo, me sinto tão culpada cada vez que tenho que ir trabalhar e deixar minha pequena em casa. Fico pior ainda quando ela me pede pra ficar, aí eu me viro em pedaços. Mas sei, que tudo o que faço é de coração, e dou sempre o meu melhor. Tudo compensa quando chego em casa a noite, e ela me recebe com um abraço e muitos beinos dizendo que estava com saudade! Vale a vida!

    Beijos Mila (@mundodamae)

    1. É bem isso mesmo. Mila, a gente fica com o coração apertado! Adorei seu carinho! beijos!

  15. Uau! Você é bom com as palavras. Também é bom como pai. Você faz o seu melhor, mesmo pelos filhos que não moram contigo.
    Fazer o melhor não é ser um pai perfeito, mas já é o suficiente para acertar na educação dos filhos, fazer com que se tornem excelentes pessoas e transbordar amor!!!!
    Seus filhos amam você… Já é um ótimo sinal de que está se saindo muito bem!
    Com amor, Fabi.

  16. Mariana

    ÒTIMO post Bisker, você com certeza é o melhor pai do mundo.
    Mari
    Vamos Mamaes

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

birra2

Não tenho que fazer!

Agora eu penso como tenho pena dos meus pais. Quando eu era criança, provavelmente devo ter dito um zilhão de vezes que estava entediado… Seguindo

Leia mais »

Chag Purim Sameach!

Estamos durante as festividades de Purim. Purim é um dos mais alegres e festivos feriados na tradição Judaica, sabia? A fonte desta festividade está no

Leia mais »
Viagem em família é inesquecível

Viagem em Família

O final do ano é a época perfeita para criar memórias duradouras com a família, e uma viagem especial pode ser a chave para uma

Leia mais »