Perspectiva diferente da vida ao me tornar pai

Por 24 , , Permalink 3

Ao me tornar pai de cinco e com trigêmeas definitivamente me deu uma perspectiva diferente da vida.

Até o meu segundo filho, as minhas convicções eram as mesma que a maioria dos pais. Todavia, ao nascer as trigêmeas, tomei por fatos algumas coisa que aprendi na marra:

CASA ARRUMADA É ALGO IMPOSSÍVEL

casa-bagunçada

Que minha esposa não leia isto, pois ela de fato acredita que irá conseguir deixar a casa em ordem sempre.

E olha que a gente tenta. Mesmo. Fazemos limpezas periódicas dos cacarecos, (ops, brinquedos e lindos trabalhos escolares) jogando fora, doando ou guardando em lotados armários. Varremos a sala 2 ou mais vezes por dia. Mas só começar uma pequena agitação que tudo vira de ponta cabeça.

De novo.

A minha esposa sempre tenta manter a casa em um estado decente, para o caso de alguém decidir aparecer do nada, sei lá o que.. Mas, (espero) que Um dia ela vá entender..  Eu já aprendi esta lição.

É humanamente impossível.

DESENVOLVIMENTOS DIFERENTES

ao-me-tornar-pai

Ter filhos de idades diferentes e múltiplos me ensinou que, mesmo que sejam expostos a experiências semelhantes ou à mesma educação, eles se desenvolverão em um ritmo diferente, próprio, que estão além do meu controle.

E com isso passei a aproveitar mais. As conquistas induviais de cada um. A lidar com as frustrações momentâneas deles.

PACIÊNCIA

paciencia com-crianças

Dai me paciência..

Quantas vezes falei mentalmente estas 3 palavrinhas? Sei que sou uma pessoa mais paciência que a minha esposa. Mas não toda noite. Aquelas noites em que a hora de dormir das crias está se tornando um pesadelo e eu preciso da paciência de um santo mas, em vez disso, estou cansado e irritado.
Mas aprendi (me forçei) a lidar e ver com perspectiva diferentes, buscar alternativas, o que nos leva à próxima lição que aprendi:

MUDA O FOCO!
muda-o-foco

Aprendi que em alguns momentos não basta se juntar à gritaria, e sim mudar o foco.
Isso mesmo.
Se fosse dar apenas um conselho mágico, que seja este. Funciona (pelo menos com as crianças menores!).
Mude o foco. Crie uma outra ação. Pegue outro objeto à mão é faça uma graça. Ria, do nada. Cante. Acredite, muitas vezes (não a maioria, ok?) consegui tirar umas das minhas crias do torpor estado crítico de que nada adianta!

SOMOS MAIS CAPAZES DO QUE PENSAMOS

Jamais esquecerei quando “sai de meu corpo” ao descobrir que seria pai de trigêmeas (outra vez foi quando descobrir que todas seriam meninas).
Neste dia fui a um pequeno restaurante com minha esposa e ao olhar o local, falei, abismado:
– Nossa família irá ocupar todas as mesa!
E bateu um desespero. Que estava ferrado. Que não ia ter mais vida….
Que exagero!
Quer saber? Eu não preciso me preocupar. Sim, estava exausto naqueles primeiros meses  (e verdade seja dita eu ainda estou a maior parte do tempo).
Mas eu sou pai de cinco lindos filhos e estamos indo muito bem.

AS PESSOAS PERGUNTARAM – E MUITO!

Eu não me importo de compartilhar da minha jornada (tanto é que tenho um blog que conto sobre isso) . Mas quando um estranho me pergunta e falava “ah, foi tratamento” eu achava pessoal demais.
Como se o milagre de ter mútilos fosse menos especial quando as pessoas assumem que não foram naturalmente concebidos.

Sem contar com outras trocentas perguntas que daria um post à parte, tais como “por que elas não são parecidas”, “as suas personalidades são iguais? “uma é mais extrovertida do que a outra?” Já respondi de tudo, as vezes com sarcasmo, ou aproveitando a oportunidade para educar as pessoas sobre gêmeos. Depois de 3 anos aprendi a lidar com leveza sobre estas questões, menos com a do próximo item…

 

SEMPRE, (MAS SEMPRE!) IRÃO TE PERGUNTAR SE SÃO GÊMEOS

torres-gemeas

Quando minhas trigêmeas gêmeos eram bebês, achava que era bastante óbvio que elas eram.. Multiplas!
Mas me perguntavam em todos os lugares que eu ia.
Eu achava que isso ia mudar à medida que os anos se passassem.. ledo engano… A pergunta mudou para “quantos anos eles têm?”

QUE É IMPOSSÍVEL FAZER AS COISAS EM UM TEMPO PROGRAMADO

Sempre fui prático. Ainda continuo. Tomo banho rápido e me arrumo em um piscar de olhos.
Agora, sair com hora certa com tudo isso de filhos?
Já era. Esquece.
É um malabarismo para colocar as roupas, pentear os cabelos, mandar fazer xixi antes de sair, colocar e tirar das caderinas do carro.. Sim, você que é pai de múltiplos está concordando mentalmente comigo agora, tenho certeza.
Mas tenho a grande vantagem aí! Os atrasos são perdoados! :)

 

AS BRIGAS ENTRE IRMÃOS GÊMEOS COMEÇA MAIS CEDO

brigas em familia

As brigas dos meninos, com 2 anos e meio de diferença começaram na idade que imaginamos ser a básica para começar.

Já com as trigêmeas.. Começou desde quando nasceram, onde uma saiu na frente da outra, assumindo o nome que estava reservado para a segunda que nascesse.
Hoje (quase) tudo é competição. Quem fica sentado no colo da mãe, quem vai no banco do meio do carro. Quem pegou primeiro o brinquedo…

Aprendi a lidar com  quase todas as brigas. Tudo o que tenho a dizer é que estou muito feliz por todos eles já terem passado do estágio do “terrible two”. (Ahãn.. Só eu acho que isso acaba né)… A adolescência está chegando para os meus dois primeiro e já estou vendo que tudo recomeça..

QUE ELES SE AMAM

trigemeos

Que contraditório em relação ao item anterior, não é?
Mas a verdade é que, quando as minhas  pequenas não estão competindo uma com a outra, elas realmente se amam. Se preocupam uma com o outra e gostam de fazer coisas juntos. Elas compartilham brincadeiras, segredos, experiências e uma amizade que não consigo ver em ninguém que não seja gêmeos. Os irmãos podem ser melhores amigos, mas há algo de especial na amizade entre gêmeos e eu sou um afortunado por ver isso se desenvolver.

SAÍDAS DE CASA SEMPRE VEM (MUITA) BAGAGEM JUNTO

Quando você arruma para uma saída parece que você faz as malas para um feriado completo, não é? São quilos de roupas extras, (vai fazer frio? Põe um casaquinho a mais!) Haja sacolas!

VOCÊ DESCOBRE QUE TEM UMA FORÇA SOBRENATURAL

 

Carregar 50kg em cada braço é para os fracos. Aqui tem que levar pelo menos duas e mais as sacolas, estas eternas companheiras de saída!

DOENÇAS E FEBRES

É BATATA. Quando uma fica doente, já peço a prescrição de remédios triplos, para não precisar retornar ao pediatra, pois com certeza terá um ciclo em casa…

COMPRA NO ATACADO

Aprendi sobre o verdadeiro significado de comprar como uma pessoa jurídica!

DESCOBRIR QUE NÃO TEM DE FICAR JUNTO, EM TODAS AS SITUAÇÕES.

Quando tinha apenas o meu primogênito, era uma necessidade de estar sempre junto e buscar socializar o meu filho. Era exaustivo ser a única fonte de entretenimento de alguém.  Com as trigêmeas elas sempre tiveram uma a outra. Ter uma companheira de brincadeira com a mesma idade é algo mágico!

ROTINA É A CHAVE PARA TUDO

Isso não aprendi. Foi imposto. E agradeço todos os dias por isso.Mesma hora para comer. Para dormir. Rotina é tudo nesta vida se você tem muitos filhos (e cá entre nós, mesmo que tenha apenas um). Crianças pedem limites. Clamam por rotina. E quando recebem, entram nesta gincana e todos saem ganhando com isso. Tente criar uma rotina em sua casa, veja as mil maravilhas que traz, nem que seja para descansar um pouco e sobreviver!

FEBRES, DOENÇAS E AFINS

FATO:. Quando uma fica doente, já peço a prescrição de remédios triplos, para não precisar retornar ao pediatra, pois com certeza terá um novo ciclo em casa…

TUDO EM QUÍNTUPLO!

quintuplos

Quem não ama um abraço, beijo ou sorriso de um filho. Imagina ter a percepção que tenho isso 5 vezes mais?

SOU UM HERÓI

pai super heroi

As pessoas realmente acreditam que sou um quando falo que sou pai de cinco com trigêmeas no meio.

E POR ÚLTIMO, O FATO DE QUE EU E MINHA ESPOSA JÁ PERDEMOS.

 

Que minhas trigêmeas demorem para ler estas palavras, mas é um fato numérico: Nós já perdemos esta. Somos 2 contra 3. A democracia está aí para provar que a maioria ganha. Então, nós já perdemos. A nossa sorte é que (ainda) elas não sabem!

 

Curtiu? Quer compartilhar? Pode mas fala que veio daqui!

Quer comentar? Vou adorar!

24 Comments
  • Fabiano
    agosto 27, 2018

    :OOOO estou com a boca assim até agora por ler sua história. Você realmente é um herói (mas confesso que torço pras trigemeas mesmo, pra continuar lendo historias aqui haha). Boa sorte e muita felicidade para essa família enorme

    • Adriano BISKER
      agosto 27, 2018

      Hahahah Valeu amigo! hahahahaha Só n´~ao conta para elas que perdemos ok? Hahahah

  • Lucas
    agosto 27, 2018

    Fascinante, cuidei do meu irmão com a minha mãe desde seu nascimento, hoje em dia espero estar preparado pra ser pai um dia, mas lendo aqui seu relato, só posso parabenizar pois não sei se conseguiria lidar com algumas coisas rsrs

    • Adriano BISKER
      agosto 28, 2018

      Com certeza você será! Basta ser você mesmo que tudo dará certo!

  • Alice Martins
    agosto 27, 2018

    Oi Adriano, tudo bem?

    Eu me encaixo nessas pessoas que te consideram um “herói”, porque imagino que não seja nada fácil lidar com 5 crianças e tentar manter tudo em ordem, e ainda sendo trigêmeas, as coisas se tornam mais complicadas.
    Acho que manter a casa organizada com criança deve ser a coisa mais difícil/impossível do mundo. Só tem uma sobrinha e quando ela vem me visitar deixa tudo pelo ar, imagina 5?! As bagagens realmente devem sair de todo local, pois é muitas pessoas para administrar.
    Adorei o post e o fato de compartilhar um pouco de suas histórias, realmente muito bom.

    Beijos!

    • Adriano BISKER
      agosto 28, 2018

      Hahahahah Sou herói não, apenas um maluco! Hahahah Imagino que sua sobrinha vale por 5 hein? HAHAHAHAHAH Beijos!

  • Bianca Ribeiro
    agosto 27, 2018

    chocaaaaaaada estou com sua história! Amei muito e quero trigemeas!!! kkkk
    deve ser algo muito emocionante ser pai, eu vejo pelas coisas que meu pai faz e fez por mim e pelo irmão e acho que vocês são um baita dum exemplo! Parabéns!

    • Adriano BISKER
      agosto 28, 2018

      Rsrsrsr E haja história né? Sobre ter trigêmeas, tem certeza? Hahahahahah Obrigado pelo carinho!

  • Leonardo
    agosto 28, 2018

    Cara, sensacional tua história, vim de uma família pequena e sonho em ter 5 filhos tb Hahahah, e lendo sua história me encoraja mais ainda essa loucura kkkkk parabéns pela família !!!

  • Patricia Monteiro
    agosto 28, 2018

    Que legal Adriano, imagino que ser pai de cinco filhos e sendo três gêmeas, seja uma mudança enorme de vida, com certeza é uma jornada exaustiva. As dificuldades podem ser grandes, mas o amor tb é. Afinal é amor elevado a cinco!

  • Raíssa Zaneze
    agosto 28, 2018

    Oi Adriano! Caraca, que família linda e incrível. Não tem como descrever de outro modo. Sim, você é mesmo um herói e vai ser mt visto assim pelas suas filhas. E nossa, CINCO! Meu pai mal deu conta de mim, tadinho hahaha
    Acredito mesmo nisso de casa desarrumada rs. Eu e meu marido vivemos fazendo bagunça, imagino cinco crianças haha. Olha, achei muito legal compartilhar sua experiência, seu papel. Muita luz nesse caminho lindo que vem pela frente. E não pense no 2×3. Pense no total de 7, queridos e amados que vocês são <3 Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    • Adriano BISKER
      agosto 31, 2018

      Adorei as palavras, Raissa!!! Bem isso mesmo!!! Obrigado por acompanhar a gente!!

  • Wanderlea Diogenes de Oliveira
    agosto 30, 2018

    Nossa, achei lindo. Com certeza deve ser difícil, mas creio que mesmo cansado você e sua esposa devem estarem orgulhosos por ter uma familia linda.

  • Andy
    agosto 30, 2018

    Que post mais amorzinho, nem posso imaginar como é ter trigêmeos, meu pequeno já dá bastante trabalho, imagina 3 kkk. Trabalho em triplo mas acredito que amor em triplo também.

    • Adriano BISKER
      agosto 31, 2018

      Se eu ganhassse 1 real para cada vez que ouvisse “um é dificil imagina três”! Hahahahahahah Mas é um triplo amor lindo!

  • leide lorenzatto
    agosto 31, 2018

    Nossa que história sensasional Adriano!
    Acho muito maravilhoso a relação de irmão gêmeos, é uma cumplicidade sem tamanho. Tenho na familia e tbm posso presenciar essa relação.

    Parabéns por elas!

  • Kéké
    agosto 31, 2018

    Uiii, trigémeas logo! Realmente deve ser uma tarefa bem difícil e mais vale levar tudo numa boa, porque cada uma cresce ao seu ritmo e nem tudo pode ser controlado, não é assim?
    Beijo

    http://www.keke.pt

  • Mayara Figueredo
    setembro 3, 2018

    Parabéns Adriano, adorei o post! Ter dois já não é fácil, imagina cinco. Parabéns.

    • Adriano BISKER
      setembro 3, 2018

      Faltam 3, prometo que agora fica mais fácil! #sqn! rsrsrsrs

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.