O que fazer com as crianças no carnaval?

Por 0 , , Permalink 0

*Por Fabiany Lima

O carnaval é a festa mais popular e tradicional do Brasil. É um momento de alegria, valorização da cultura nacional e muita diversão. Ainda que algumas pessoas passem do limite – principalmente com relação ao álcool – o carnaval é uma festa democrática, que os pequenos podem e devem ser incluídos.

Sempre acompanhada de perto pelos pais, a criança tem uma excelente oportunidade de socialização no carnaval. É um momento em que todos vão para as ruas, o que dá a chance de conversar com pessoas novas e fazer amigos. Isso é importante para adquirir experiências diferentes, fugindo do mesmo círculo de contatos que ela já está acostumada.

Também é um momento de colocar a criatividade em jogo. Principalmente para crianças mais novas, essa é uma época mágica, onde um mundo novo e colorido se abre. Isso pode ser importante para que elas desenvolvam um lado criativo. Portanto, aproveite para criar fantasias junto com elas, além de comprar confetes, serpentinas e outros artefatos para a diversão ser ainda mais garantida.

Uma das melhores formas de introduzir as crianças ao ritmo de carnaval são as matinês. Ensine algumas marchinhas de carnaval que seu filho chegará ainda mais preparado para a festa. Diversos clubes e associações ainda tem o hábito de realizar eventos como esses, voltados principalmente para o público infantil. Procure na internet a programação das organizações da sua cidade, não é difícil achar bons programas.

Lembre-se de tomar alguns cuidados no período de festas. Como os ambientes são sempre lotados, é preciso estar de olho nas crianças o tempo todo. Se possível, evite locais muito cheios ou com adultos alcoolizados. Além disso, fevereiro é um mês muito quente, então preocupe-se com a hidratação dos pequenos e tenha cuidado com o vestuário. Fantasias prontas costumam ser fechadas e podem fazer mal aos pequenos, procure customizar algo em casa.

Se o seu filho não gosta de folia, é possível aproveitar o carnaval em casa também. O feriado pode ser um momento de sossego ou de diversão em família. Neste caso, seja criativo, faça uma pequena festa em casa, crie fantasias com sucatas e papelão e convide amigos e familiares para curtir o momento. Não deixe de incluir as crianças na produção das fantasias e na organização da festa caseira.

É possível aproveitar o carnaval de várias formas: em casa, nas ruas, matinês, ou viajando. Nenhuma festa tem tanto a cara do brasileiro e consegue promover tamanha união de culturas. Assim, seguindo algumas precauções básicas, a tendência é só se entregar à folia e curtir da maneira que sua família preferir. Bom carnaval!

*Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 4 idiomas e que estimula a interação da família.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.