Mamadeiras – dicas

Por 0 , , , , Permalink 6

Os meus meninos são muito diferentes quando se trata de alimentação. Um experimenta de tudo. Outro, somente vai no que se sente seguro para comer, nunca experimentando as novidades.

As meninas, ainda estão na fase do leite, mas já tive de trocar algumas vezes de leite (na verdade não foi por gosto e sim por outras coisas, como regurgito em excesso, dores estomacais, etc)…

Ao longo do caminho, eu aprendi algumas coisas sobre o uso de mamadeira e me tornei um grande defensor da introdução da garrafa de mamadeira para o bebê, mesmo se somente planeja amamentar.

Me lembro de ter várias dúvidas no início, e não saber onde buscar as respostas. Com isso em mente, busquei algumas informações dos especialistas e coloco algumas dicas pessoais para para você.

Espero que eles te ajudem a descobrir o que é melhor para sua família.

– Pode amamentar e alimentar com a mamadeira?

A resposta rápida é sim, claro!
A resposta completa é: Precisa uma certa dose de paciência e estratégia para garantir o sucesso.

Veja as dicas testadas com sucesso para peito e mamadeira ao mesmo tempo feita pela marca Avent: (que é a nossa escolhida)
Estabelecer com o seu bebê uma rotina de mamada primeiro. Eles recomendam que em idade de 3-4 semanas você somente amamente, em seguida, tente adicionar a mamadeira, aos poucos.
Que tenha alguém para alimentar o seu bebê através da mamadeira, que não seja você, a fim de evitar possíveis confusões. Um fato pouco conhecido é que os bebês podem “cheirar” suas mães até 6 metros de distância!
Escolha um bico de mamadeira que imite o de mama.
Coloque um pouco de leite materno no bico de mamadeira para incentivar seu bebê a começar a sugar.
E tenha paciência!

– E a preocupação que a mamadeira afastará o seu relacionamento com o bebê? Como garantir que isso não aconteça?
Eu não acredito nesta tese que a amamentação afasta o bebê da mãe. Toda mãe segura seus bebê, dá banho, troca a fralda, olha em seus olhos, dá carinho e amor. E com isto também se conecta com o bebê nesses momentos.
Além disso, você oferece a outros a oportunidade de se também relacionarem com o seu bebê. Pai, avós, irmãos mais velhos podem participar de mamadas quando você tem um bebê que toma mamadeira.

– Quantas garrafas de mamadeira que eu preciso?

De início , tenha um par de garrafas e um par de bico, até você descobrir qual é que dá o melhor ajuste para o seu bebê. Depois de ter encontrado uma garrafa que funciona bem, compre garrafas suficientes para que você possa cobrir um dia de alimentação (4-6 garrafas). Dessa forma, ao você viajar, sair para passear, ou ter estas refeições das primeiras horas da manhã tem a garantia que terá um frasco limpo e fresco para cada mamada, sem o stress de ter que lavar rapidamente a cada vez.
No nosso caso, isso tornou-se impossível, (imagina ter em torno de 40 garrafas e bicos?) Assim, compramos um esterilizador e a cada mamada colocamos no micro onda. É, eu sei que não é prático, mas não teve jeito.
Ah! Lembre-se também que há dois tamanhos de garrafas: pequena e grande. Comece com a pequena mudando para a grande quando o bebê estiver tomando uma quantidade maior de leite.

– Que tipo de garrafa e bico que devo escolher?

Isso depende de suas metas de alimentação e do que o bebê “pegar”. Se você está planejando amamentar e dar mamadeira ao mesmo tempo, você vai querer escolher um bico que imita o de mama. A maioria das linhas de garrafas oferecem essa opção. Se você optar por mamadeira fora do padrão, você vai querer um bico que tem um fluxo adequado para essa idade. Geralmente, é um fluxo mais lento.

Sobre os bicos de mamadeira:

Os bicos tem uma variedade de tamanhos e velocidades de fluxo, podendo ser de lenta para rápida. Prematuros e recém-nascidos geralmente precisam o de menor tamanho (muitas vezes chamado de “fase 1”), que tem o fluxo mais lento. Os bebês maiores pedem um fluxo mais rápido à medida que envelhecem, pois conseguem sugar de forma mais eficaz, e beber mais leite materno ou fórmula.
Os bicos são marcados com o tamanho e com faixa etária sugerida. Não se preocupe se seu bebê não siga estas orientações. Você pode ter que tentar alguns tamanhos de bicos diferentes para encontrar um que funciona melhor para o seu bebê.
Nota: O leite materno ou fórmula deve escorrer constantemente para fora do bico e não derramar como um córrego. Isso pode acontecer se o fluxo é rápido demais para o seu bebê, ou se você estiver usando um bico por um tempo e o buraco rachou, ficando maior. Descubra estes sinais, que será a hora de substituir os bicos.

– E quem nunca alimentou um bebê com uma garrafa de mamadeira, como fazer e ter a certeza que está fazendo direito?

Primeiro, FIQUE TRANQUILO! você vai descobrir isso rapidamente assim que seu bebê pegar no bico da mamadeira. O importante é ter em mente é a idade, etapa do seu bebê e o desenvolvimento.

Algumas outras dicas dos especialistas da Philips Avent sobre o que você deve estar ciente antes de preparação de leite:

Sempre limpar e esterilizar as garrafas de mamadeira e bicos antes de cada utilização;
Lave bem as mãos antes de manusear o equipamento esterilizado;
Não use agentes de limpeza abrasivos ou produtos de limpeza anti-bacterianas, quando você está limpando mamadeiras e bicos;
Para inspecionar o bico, puxe-o em cada sentido;
Não aqueça o leite no microondas, pois isso pode causar aquecimento desigual e pode queimar o bebê;
Verifique sempre a temperatura do leite antes de alimentar, esguichando um pouco no pulso;
Certifique-se de que as garrafas não são excessivamente apertados.

Destas dicas passadas eu faço todas, com exceção de esquentar o leite. Damos as mamadeiras com água na temperatura do ambiente.
O nosso pediatra disse que não tem problema nenhum e nunca tivemos problemas com isto.

Isto até evita a situação de estar na rua e ter que dar a mamadeira e não ter onde esquentar…

Consulte seu pediatra se ainda tiver dúvidas, mas tenha certeza, dar mamadeiras para os bebês faz muito bem a todos os envolvidos!

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen: