Dicas para pais de primeira viagem

Por 17 , , Permalink 6

Ao descobrir que ia ser pai passei a ler e pesquisar imediatamente sobre tudo. Eu queria ler mais e mais e sentia que havia um turbilhão de informações disponíveis para mim.

Eu li sobre a preparação para o nascimento, como ajudar a minha mulher, superar os momentos mais críticos, no que podia ser útil, como fazer aquela massagem que iria ajudá-la, quais as melhores coisas para comer durante a gravidez, etc.

Honestamente, vi  tantos artigos e posts para saciar minha necessidade de ler sobre todas as coisas de gravidez e bebês que acabei me perdendo do meio de tantas coisas. Logo após as trigêmeas nascerem, eu me vi lutando para saber mais e mais informações, e vi que isto não ia ter fim…

Daí, com isso resumi o que realmente entendo ser importante para os pais de primeira viagem, começando antes do nascimento até os primeiros meses:

PLANEJAMENTO É TUDO:

Tenha planos. Com isto eu quero dizer, tenha um planejamento de quando irá para o hospital e o que irá acontecer quando você chegar ao hospital. Converse sobre estes planos com sua parceira e fiquem confortáveis sobre ele, e quando chegar a hora você não tem que perguntar o que ela quer fazer. Basta seguir o plano combinado. Claro que existem imprevistos, (link) como no meu caso. Mas isto irá facilitar e muito.

Com este planejamento se certifiquem de que você e sua parceira saibam quais serão os seus papéis antes e após o nascimento. Tenha um plano para quando o bebê nascer e como serão as visitas (dependendo se desejam ou não receber as visitas). Tenha um plano para quaisquer procedimentos médicos que seu bebê pode necessitar após o nascimento. (No nosso caso, fomos conhecer o pediatra e bater um papo com ele), qual será o hospital em caso de necessidade. Isso vai ajudar a acalmar um pouco da ansiedade que surge quando o trabalho é iniciado, e você terá alguma paz de espírito para ir pelo plano elaborado.

SE POLICIE

Não fique reclamando sobre si mesmo, enquanto sua parceira está prestes a entrar em trabalho de parto Eu nunca inteiramente serei capaz de descrever a dor do parto para qualquer um, pois sou pai, mas estou certo de que a pessoa em trabalho de parto está sofrendo mais que você!

OS PRIMEIROS DIAS NA MATERNIDADE

Tire algum tempo para olhar para o seu novo bebê quando nasce. Lembro-me muito claramente que eu queria apenas sentar e olhar para meus bebês depois de terem nascido. E mais nada.. Ficava bobo… Também tire um milhão de fotos para que a sua parceira não se sinta triste mais tarde por ela não ter tirado tantas fotos. Ouça os enfermeiros e pediatras do hospital. Aprenda com eles. Veja como o banho é dado. Quais são os primeiros cuidados. Estas dicas serão muito valiosas quando forem para a casa. Sinta e aproveite tudo, até porque você nunca vai ter o seu primeiro bebê novamente e cada futuro nascimento  (caso você opte por ter mais filhos) será diferente e memorável de outro jeito.

INDO PARA CASA

Saindo da maternidade, faça o que sua parceira mais deseja: Que dirija como uma lesma no caminho para casa. Sim, isto mesmo. Ir para casa é ao mesmo tempo assustador e emocionante e, principalmente, aterrorizante. Eu tinha certeza de que todos os outros motoristas queriam passar por cima de mim. Após, ofereça-se para dirigir por um tempo depois que o bebê nascer, para que a sua parceira possa sentar-se atrás, se necessário.

Uma vez que você está em casa, seja o enfermeiro de sua parceira. Eu não quero dizer para ser enfermeiro que nem os do hospital que a qualquer chamado vem correndo, mas sim  se certificar de que ela esteja confortável, levar alimentos e bebidas e zelar pelo sono (cochiladas) dela. Traga os suprimentos fraldas, fontes de alimentação, material de limpeza, etc, para casa antes de precisar desta ajuda.

NO DIA A DIA DAS PRIMEIRAS SEMANAS

Encontre uma tarefa que precisa de ajuda faça com regularmente. A minha foi ajudar durante os momentos das amamentações, dando o leite para uma ou outra, ajudei durante as intermináveis cólicas, a preparar e lavar as mamadeiras, fazer o pai canguru (link). Isso continuou durante os três primeiros meses da vida.  Eu estava muito feliz de poder ajudar em algo.

DAS VISITAS

Pode parecer bobagem, mas em um primeiro momento, por mais que nossos queridos chegados tenham vontade de ir conhecer nossos bebês, (isto é ótimo!) atente a alguns detalhes:  Certifique-se de visitas não sejam muito longas.  Pedíamos sempre que lavassem as mãos e passassem álcool gel. Quer pegar no colo? De boa? Tenha bom senso. Claro que avós e irmãos estão liberados, mas poxa, são tão pequeninhas! Seu bebê irá crescer e não faltarão oportunidades para uma maior interação!

ROTINA

Esta, para mim, uma das mais (se não a mais) importante coisas a ser feitas; Tenha uma rotina estipulada e siga à risca o que você e sua parceira combinaram. Todos serão beneficiados com isto. Sim é difícil, sempre acontece algum imprevisto que quebra a rotina, isto é normal. Mas volte imediatamente ao que combinaram. Faça isso! Acredite, se tiver que optar por apenas uma das minhas dicas, que seja esta! Para nós, foi a chave de tudo.

DEFENDA SUA PARCEIRA, SEMPRE

Seja o maior defensor de sua parceira. Ouça-a, certifique-se de que ela saiba que você está sempre ao seu lado. Fale com ela sobre as coisas que estão incomodando ela. Ou sobre os pitacos que sempre aparecem mas que vocês estão de desacordo. O mais importante é estar lá ao lado dela e o tempo se encaixa em tudo.

Ter um bebê é uma experiência louca e espetacular. Com certeza irá mudar a sua vida.  Como um novo pai (ou mãe), seu papel sempre estará  mudando, e aos poucos você vai tomando o controle das situações,seja quando acontecer.

 

De resto, aproveite e muito!!!

 

Clica no coração e mostre que curtiu a matéria!
Quer compartilhar? Fique a vontade, só não se esqueça de me mencionar! ;)
Comentários?? Somos todos ouvidos!! Adoro trocar experiências!

17 Comments
  • Nicácio Belfort
    março 19, 2016

    Experiência só quem tem é o super papai BISKER ;) valeu por escrever para nós ;)

  • Michele Gobbato
    março 19, 2016

    Quando vemos o positivo saímos atrás de notícias, artigos e tudo mais .. E parece que nunca achamos tudo que precisamos né, cada dia surge uma novidade que jaó tinha naquele livro de 1000 páginas que lemos …

    Michele Gobbato – Espaço das Mamães

  • Fanny leão Carpentieri
    março 19, 2016

    Vc tinha que escrever um livro!!! Adoro!!!
    E ter rotina Eh essencial!! Senão não teremos nem um minuto de sossego. Criança se acostuma fácil c rotina. Beijao

  • Claudia Bins
    março 20, 2016

    E só quem é mãe sabe o quão importante é ter o companheiro prestando atenção na gente e participando ativamente nesse momento tão lindo e tão sensível, quando toda a nossa vida muda. A gente se apaixona mais uma vez! Parabéns!

  • Deia Tomaz
    março 21, 2016

    Qdo descobri a gravidez pirei… Queria ler tudo e tudo parecia demais pra mim…
    Super concordo, planejamento é a alma do negocio!

    Deia – Lancheira do Joao

  • Alê Nunes
    março 21, 2016

    Como que a gente não vai virar fã sua com esses textos :)

    Abraço,
    Alê

  • Tatiane Gallas
    março 21, 2016

    Eu diria dicas para pais de primeira, segunda, terceira…viagem! Adorei!

  • Tatiane Lopes Pereira
    março 21, 2016

    Sempre acertando nas palavras, quando sai o livro mesmo rsrs procura uma editora porque merece virar livro. Bj

  • Louise Furtado de Aguiar
    março 21, 2016

    Concordo com a Mi, e acrescento: só quem vive a experiência da “inexperiência” sabe o quanto é maravilhoso descobrir e se redescobrir com essa maravilhosa jornada!

  • Carol gandra @caroleassinhazinhas
    março 21, 2016

    Adorei! Quem dera todos os pais fossem assim!

  • Fabiana
    março 22, 2016

    Adriano a parte da pesquisa inicial é fato: Pesquisamos muito e a realidade é outra rsrsrsrs
    Suas dicas são super preciosas. Quem dera muitos homens terem a sua sensibilidade. Parabéns e muito sucesso!

  • Mariana Ferreira
    março 22, 2016

    Adorei as dicas.. Tem que mandar os papais lê o post rsrs..

  • Mariana
    março 24, 2016

    Adriano o seus textos são fantasticos, bora fazer um livro você é fantastico.

    Mari
    vamosmamaes.blogspot.com.br

  • Juliana
    março 26, 2016

    Realmente, são muitas as informações e são valiosas as suas dicas! Parabéns!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen: