Como aproveitar melhor as férias em família?

*Por Fabiany Lima

Depois de um longo ano trabalhando, quando as férias chegam você finalmente pode relaxar e carregar as energias, certo? Muito pelo contrário! Se você tem uma criança em casa, descansar certamente será raridade. Por outro lado, esse é um ótimo período para aproveitar melhor um dos poucos momentos em família e estreitar os laços com seus filhos.

Viajar pode ser uma das melhores experiências para curtir em família. Mas para tudo dar certo, é preciso ter planejamento. Escolha um destino que seja agradável para as crianças, saiba balancear períodos de atividade e de descanso e preste atenção nas vontades e preferências dos seus filhos. Seguindo essas dicas básicas, as chances são altas de todo mundo aproveitar muito bem.

O grande desafio está para as famílias que não saem da cidade nas férias. Nesse caso, os pais precisam se preparar para usar a criatividade e pensar em boas ideias. Essa pode ser uma ótima oportunidade de aumentar a união da família e conhecer melhor o seu filho.

Mas afinal, o que vamos fazer nessas longas semanas de férias? Não cabe apenas aos pais responder essa pergunta. Inclua as crianças no planejamento para os próximos dias. Isso vai te ajudar a entender as preferências dos seus filhos, evita frustrações e ainda será ótimo para que eles também coloquem o lado criativo para funcionar.

Estimule brincadeiras e atividades que não fazem parte da rotina das crianças. Se elas costumam passar horas na frente do vídeo-game, incentive jogos de tabuleiro ou outras atividades manuais, por exemplo. Se durante o período letivo seus filhos ficam muito tempo em casa, é hora de praticar esportes e outras atividades ao ar livre. Enfim, fugir da rotina é sempre bom e mostrará novos caminhos aos pequenos.

Outra dica interessante é propor brincadeiras que, de alguma maneira, exercitem o aprendizado. É claro que não pode ser algo chato e maçante, afinal, a criança também merece uma folga de todo o conteúdo passado na escola. Mas é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo, através de jogos, aplicativos, desenhos, ou em atividades simples como cozinhar, por exemplo.

Sabemos que ninguém é de ferro e é aceitável que você queira alguns dias de descanso durante as férias. Mas para não aborrecer seu filho, existe uma solução interessante: que tal promover um revezamento com os pais de algum dos colegas dele? Um dia, você é responsável por cuidar (e brincar) com a turma, e em outro dia os pais do amigo ficam no comando. Além de te dar uma folga, isso também muda a rotina das crianças, que saem de casa e vivem novas experiências.

Portanto, tenha paciência e aproveite ao máximo o período de férias com a família reunida, já que esses momentos são raros e o tempo passa rápido. Seja flexível e busque compreender as vontades do seu filho, mas coloque também na balança seus planos e desejos. Com diálogo e parceria, as férias têm tudo para ser um momento incrível para toda a família!

*Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 4 idiomas e que estimula a interação da família.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.