Como ajudar seu filho a lidar com a morte?

Texto feito por Fabiany Lima

 

Nós nunca sabemos quando vamos perder um ente querido. Entender e aceitar a morte é uma tarefa extremamente difícil, mesmo para adultos. Em meio a uma turbulência de emoções, ainda temos a dura missão de explicar aos nossos filhos o que está acontecendo. Embora seja um assunto com poucas respostas certas – já que cada criança tem suas particularidades – existem algumas medidas que você pode tomar para ajuda-los a lidar com a morte.

Primeiramente, é preciso ser honesto e estar preparado para responder as perguntas das crianças. Você vai ouvir desde um “Onde ele está?” até “Como é o céu?”. E mesmo que sejam questões que você não saiba responder, o melhor a fazer é ser sincero, ter paciência e dizer o que você acredita que seja verdade. Evite inventar histórias, ou usar metáforas para amenizar a fala pois isso pode confundir a criança.

O segundo passo é saber ouvir. É muito difícil prever qual será a reação de seu filho, portanto preste atenção nos seus sinais e encoraje-o a colocar em palavras aquilo que está sentindo, até porque essa é uma forma de extravasar e aliviar a tristeza pelo menos um pouco.

Lembre-se que crianças tem um jeito muito particular de reagir à morte. É normal que elas estejam super tristes em um momento e segundos depois já estejam brincando em algum canto. Algumas podem chorar, outras não. Seja como for, respeite a reação que elas tiverem e esteja por perto para apoiá-las.

Vale a pena também conversar com seu filho sobre ritos e funerais. Se for a primeira vez que ele presencia esse tipo de situação, explique o que vai acontecer, o sentido e simbolismo de cada ritual. É um momento que fatalmente ele terá que enfrentar um dia, por isso não faz sentido privá-lo. Porém, ele precisa saber o que está acontecendo, até para não causar confusões.

Se a criança estiver com dificuldades de superar o que aconteceu, livros, desenhos e filmes que abordam a morte podem ajudar. Por mais que soe triste e até estranho, as crianças conseguem entender melhor como as coisas funcionam se forem explicadas na forma de histórias. Portanto, a ficção é mais um recurso para auxiliar no momento de luto.

Por fim, minha última dica é: não tenha medo de procurar ajuda se achar que precisa. É plenamente aceitável que você também esteja emocionalmente abalado com a morte de um ente querido e, dessa forma, não tenha forças para amparar seu filho. Isso é natural e não é motivo para criar um sentimento de culpa. Busque ajuda de profissionais ou outros familiares para lidar com a situação.

Perder um ente querido não é uma situação fácil nem para adultos, imagina para crianças. Porém, acredito que pais e filhos podem se ajudar nessa situação e, com paciência e diálogo, todos podem voltar aos poucos à rotina normal.

*Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 4 idiomas e que estimula a interação da família.

Compartilhe:

Este post tem 2 comentários

  1. Rafael

    Por aqui, no ano passado, tivemos que lidar com a morte do meu pai. Por ter sido um infarto, ninguém se preparou, mas para ele contei que o vovô estava muito mal no hospital e iríamos ver a vovó, para no caminho de 1 hora, ele matutar um pouco. Quando chegamos, falei pra minha namorada e cunhada saírem do carro e o avisei que o vovô havia morrido. Foi muito foda, ele chorou muito, mas nos mantivemos abraçados e, nos dias seguintes, conversamos sempre abertamente sobre o assunto. Superamos a barra juntos ^^

    1. Caramba, meu amigo! Que barra que vocês passaram!!! Gostei muito da sua atitude, você é um cara muito, mas muito do bem, cada dia te admiro mais!!! Obrigado por compartilhar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

birra2

Não tenho que fazer!

Agora eu penso como tenho pena dos meus pais. Quando eu era criança, provavelmente devo ter dito um zilhão de vezes que estava entediado… Seguindo

Leia mais »

Chag Purim Sameach!

Estamos durante as festividades de Purim. Purim é um dos mais alegres e festivos feriados na tradição Judaica, sabia? A fonte desta festividade está no

Leia mais »
Viagem em família é inesquecível

Viagem em Família

O final do ano é a época perfeita para criar memórias duradouras com a família, e uma viagem especial pode ser a chave para uma

Leia mais »