Alinhamento entre seus valores e ações.

Por 1 , , Permalink 0

Uma coisa que eu descobri, ao ter meus filhos, que todos nós carregamos tendências inconscientes para os papéis de homens e mulheres na sociedade e, na maioria das vezes, sem saber disso.

Se isso é um produto de nossa cultura ou nossa educação, todos nós temos vícios inconscientes que não conhecemos, que são insidiosos, e que nos impedem da igualdade de gênero.

Sendo alguém que sempre pensei favoravelmente em equidade e igualdade, busquei tomar decisões baseadas em fatos, tratava homens e mulheres como iguais, e eu imaginava estar no lado direito desta luta pela igualdade de gênero.
Mas percebi que, mesmo que você desejasse ser uma igualdade de gênero profissional, sua cultura e educação podem afastar seus valores de maneiras muito insidiosas.

Ao saber que teria um menino, pensava nos negócios que ele iniciaria, e as habilidades que ele precisaria, as competências que valeria a pena desenvolver.

O aspecto mais marcante foi quando percebi que ao saber que teria meninas simplesmente não definia nada, falava com minha esposa sobre assuntos mais imediatos, mas nunca a empresária que elas poderiam se tornar.

Foi quando surgiu em mim que eu tinha dentro de mim crenças e vícios inconscientes que contradiziam meus valores sobre igualdade de gênero.
Eu ainda tinha muito a fazer para contribuir para fechar a diferença de gênero, começando por criar meus filhos com os valores que eu quero ver mais do mundo.

Para mim, o primeiro passo para mudar meu comportamento foi aprender mais sobre os preconceitos inconscientes e como eles afetam sua vida e a vida daqueles que o rodeiam. Eu acredito que, uma vez que você entenda algo, você pode notar o que está fazendo que não está alinhado com seus valores e agir para mudar seu comportamento.

Com um novo entendimento, comecei rapidamente a perceber quando minhas ações estavam alinhadas com meus valores e fazia algo sobre isso quando não era o caso.

Uma das grandes coisas que aprendi com tudo isso foi que às vezes nós tendemos a acreditar nisso porque temos certos valores, então que nossas ações devem ser alinhadas, e as vezes são, mas que é um processo ao longo da vida reconhecer, porque às vezes não o fazemos, e o melhor é sempre alinhar ao longo do tempo os nossos valores.

Você já teve experiências semelhantes de desalinhamento entre seus valores e suas ações?

Em caso afirmativo, o que você fez sobre isso?

Alguma desvantagem particular sobre a igualdade de gênero?

1 Comment
  • Michele Gobbato
    dezembro 23, 2017

    Adorei o post, lendo percebemos que muitas coisas que pensamos nem sempre fazemos justamente por esses vícios

    Mi Gobbato

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.