7 brincadeiras antigas para ensinar ao seu filho

Por Fabiany Lima*

Independentemente da idade, toda criança gosta de brincar. É nesse momento que elas se divertem, socializam e também podem exercer alguns aprendizados. Porém, sabemos que elas são elétricas e estão sempre buscando algo novo para fazer. Você já pensou que a novidade pode ser justamente uma brincadeira antiga?

Em meio a tantos jogos eletrônicos, às vezes esquecemos de apresentar as brincadeiras mais tradicionais para nossos filhos. É claro que existem bons conteúdos em tablets e aplicativos, mas que tal mesclá-los com passatempos ao ar livre?

Pensando nisso, selecionamos sete brincadeiras que vão te fazer voltar a infância e entreter os pequenos:

 

1- Amarelinha

Um dos maiores clássicos da infância de todos nós! Além de entreter, a amarelinha gera benefícios principalmente às crianças menores, que vão desde um primeiro contato com números até o aprimoramento do equilíbrio, por exemplo.

Uma grande vantagem é a facilidade para montar o cenário: basta uma pedrinha e um giz ou pedaço de carvão. Além disso, hoje já existem peças prontas de EVA ou plástico, por exemplo.

 

2- Pião

Esse é realmente antigo, provavelmente até nossos pais já brincaram com piões. É possível que seu filho mal saiba do que se trata esse brinquedo, já que hoje em dia é até difícil encontrar nas prateleiras de lojas.

Essa é uma ótima oportunidade para apresentar como eram os brinquedos de antigamente e mostrar que era possível se divertir muito em uma época sem grandes tecnologias.

 

3- Bola de Gude

As bolinhas de gude podem ser jogadas de diversas formas dependendo da região do país e da criatividade das crianças. Uma das possibilidades é desenhar um círculo no chão, distribuir algumas bolinhas dentro dele e cada participante deve jogar uma bolinha para acertar as que estão lá dentro e tirá-las do círculo.

Independente das regras definidas, o importante aqui é estimular o convívio social das crianças e a interação com os amigos.

 

4- Pular Corda

Acredite: uma corda na mão já é garantia de muita diversão! É possível pular corda sozinho ou em grupo. Nesse último caso, existem algumas músicas para acompanhar e desafios para cumprir.

Além da diversão, a brincadeira auxilia na coordenação motora da criança, também ajuda na socialização e ainda é um exercício físico super importante para os pequenos!

 

5- Jogo da Velha

Mais um clássico dos nossos dias para passar o tédio. Acredito que todo mundo já brincou de jogo da velha, certo? Mais uma vez, a praticidade entra em cena: com um lápis e uma caneta já é possível passar o tempo.

O jogo ainda ajuda crianças pequenas a desenvolver o raciocínio, pensar de forma lógica e desafiar os amigos!

 

6- Mímica

Por falar em simplicidade, a mímica é mais uma brincadeira que não exige muita coisa: basta um grupo de amigos e muita criatividade. Também é uma boa diversão para incentivar a sociabilidade entre as crianças.

Além disso, ainda é uma oportunidade de melhorar a comunicação delas: afinal, comunicar-se vai muito além de falar e ouvir e inclui também gestos e movimentos do corpo.

 

7- Esconde-Esconde

Outro passatempo que só exige um grupo de crianças e muito pique! O esconde-esconde ainda tem sua popularidade entre as crianças e é mais uma brincadeira importante para “mexer o corpo” e se exercitar.

Incentive os pequenos a brincar ao ar livre, em áreas grandes como parques, por exemplo. As opções de esconderijos são maiores e a diversão fica ainda melhor!

 

Por fim, a última dica que eu daria é: participe de todas essas brincadeiras com seu filho. Estar próximo das crianças ajuda a estreitar laços e a entender melhor o comportamento dos pequenos. Boa diversão!

 

*Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 4 idiomas e que estimula a interação da família.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.