Férias e Rotina também combinam!

Oba! Férias chegando, ao mesmo tempo, a alegria de saber que poderemos ficar mais com os nossos filhos e uma certa angustia, o que vamos fazer neste tempo?

A Giovana Alioto , que sempre dá umas dicas legal mandou este texto que adorei, vale a leitura!

Na linda foto, feita pela Luisa Santosa, um gostoso momento com meu filho! Conheça o trabalho dela, é incrível o olhar que ela proporciona!

Férias e Rotina também combinam!

Enfim as esperadas férias chegaram e estão todos felizes, animados e cheios de energia…parece até comercial de margarina, não?
Então por que vemos pais estressados e crianças entediadas? Minha resposta é: falta de rotina.
Na primeira semana até que as coisas correm bem, as crianças vão matando as suas vontades e os pais também. Mas nas semanas a seguir, quando muitos de seus amiguinhos começam a viajar e as crianças ficam só na companhia dos pais, aí se iniciam as reclamações do tipo “não tem nada para fazer”. Tédio.
Como assim??? Vamos montar a rotina das atividades de férias? Se planejarmos, tudo fica mais divertido!
Com os bebês, sabemos que a rotina é muito importante, o que pode ser feito são algumas mudanças sutis para aproveitar melhor o tempo com eles. Os bebês não sabem o que são férias , mas percebem que os pais estão mais em casa. Troquem mais de funções, se o pai costuma dar mais o banhos e a mãe as refeições, experimentem o inverso, sempre descobrimos algo novo e os bebês também vão gostar de fazer as coisas de outra maneira e é claro, ver seus pais se atrapalharem um pouco com as novas funções.
Os bebês que já engatinham e andam, abuse das atividades que promovem mais desafio de locomoção como construir túneis com caixas de papelão, ou cobrir as cadeiras e mesa com lençóis ou cangas (toda mulher tem) e estimular os bebês a passarem por dentro, encontrando vários tesouros (brinquedinhos) no caminho. Bebês adoram música, cante e gesticule bastante, pois logo estarão imitando e dando boas gargalhadas.
Agora as crianças de 2 à 3 anos, essas sim precisam de uma rotina de férias. Elas gostam de repetição e vivem no mundo da fantasia. Planeje ao menos 5 atividades diárias que envolvam texturas (massinha, colagem de grãos e areia),desenhos, pinturas, música, teatro, movimento e leitura. Parece pouco se você montar tudo e apenas chamá-las para brincar mas, se elas participarem desde as escolhas dos materiais até a limpeza final, renderá um bom tempo e com muita qualidade. Uma dica, trigo e água dão uma boa massinha e triturar uma beterraba dará uma linda aquarela, use o que tiver em casa e a imaginação.
Monte a rotina das atividades, brinquem juntos, deixem eles conduzirem e respeite o tempo deles.
Crianças maiores de 4 anos já conseguem listar suas vontades. Geralmente algumas envolvem gastos maiores tipo cinemas, parques, exposições…um ou outro se possível vai rolar, se não, invente jogos com regras malucas, afinal, porque o gol só vale se a bola entrar? Pode valer se a bola passar por cima da trave, ué? Faça sua própria exposição de artes, escolha um tema e tente representa-lo de várias maneiras, como pintura, colagens, esculturas com recicláveis (embalagens de leite, sucos, latas, papelão, garrafa pet), alugue filmes, estoure pipoca e boa diversão!
Criando a rotina de férias, vocês descobrirão o que gostam de fazer juntos, semearão a amizade, o vínculo e a confiança que é conquistada nesses momentos lúdicos em família.
Aproveite o momento e o tempo, pois as aulas voltarão, o trabalho também, mas a infância não voltará.

Boas férias e boas festas!

 

Se quiser conversar com a Giovana, manda um mail para ela! [email protected]

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

birra2

Não tenho que fazer!

Agora eu penso como tenho pena dos meus pais. Quando eu era criança, provavelmente devo ter dito um zilhão de vezes que estava entediado… Seguindo

Leia mais »

Chag Purim Sameach!

Estamos durante as festividades de Purim. Purim é um dos mais alegres e festivos feriados na tradição Judaica, sabia? A fonte desta festividade está no

Leia mais »
Viagem em família é inesquecível

Viagem em Família

O final do ano é a época perfeita para criar memórias duradouras com a família, e uma viagem especial pode ser a chave para uma

Leia mais »